Mundo Cosgamer + Tutorial Stage: Making of Malon

julho 24, 2009 at 2:14 pm 27 comentários

Por Luna Ishtar

A matéria de hoje do Mundo Cosgamer vai ser um pequeno Making of/ Tutorial do meu último cosplay, Malon do jogo “The Legend of Zelda: Ocarina of Time”.

Escolhendo as referências e os tecidos:

Vamos começar com o básico. A primeira coisa quando vamos fazer o cosplay e que é essencial para o andamento e planejamento de toda a fantasia é achar as referências. Quanto mais referências e mais nítidas elas forem melhor. No caso da Malon percebi que as Screenshots do jogo distoavam um pouco da artwork e deixavam a desejar em certos aspectos, então resolvi me basear somente na artwork oficial dela que saiu junto com o Majora’s Mask.

Com a referência em mãos saí para escolher os tecidos corretos. Como eu já tenho mais costume, só de olhar para o desenho já sei qual tecido vai ficar melhor para dar o tipo de efeito desejado, mas pra quem não tem a menor noção ir fazer orçamento com uma costureira e pedir uma indicação de tecidos é uma boa solução. Se ela puder sair pra comprar tecidos com você melhor ainda, que evita que você compre aquele tecidos vagabundos demais e que rasgam na primeira vez que você usa.

No meu caso eu pensei em comprar um brim pro avental, tricoline pra camisa, e gabardine pra saia e pro pano amarelo, acabou que esse tom da saia só achei de outro tecido, que esqueçi o nome, mas que tem um caimento bem parecido.

Uma coisa que acho sempre bom fazer na hora da compra pra decidir os tons é sobrepor um tecido sobre o outro pra ver se a combinação vai ficar harmoniosa.

Com os tecidos comprados levei eles na minha costureira, já que eu ainda não possuo essa habilidade, mas com o intuito de fazer todas as estampas e desenhos da roupa eu mesma, porque afinal não vejo graça em comprar cosplay pronto.

Continua após o pulo.

Pintando as estampas:

Antes de começar vou listar todo os materiais utilizados :

- Fita Crepe (de EXTREMA importância se você não quer que a sua pintura vaze pra outras partes do tecido).

- Tintas para tecido da Acrilex (Nesse caso eu usei as cores Terra Queimada misturada com Amarelo e Vinho, Azul Cobalto e Azul Cobalto misturado com Lilás).

- Pincel chato, número 10, de Orelha de Boi da Tigre (lembre-se que o número do pincel depende do tamanho das pinturas que você vai fazer, e a escolha por um pincel chato é meramente questão de preferência).

- Um recipiente com água pra lavar o pincel.

- Uma bandeja de isopor, daquela que vem com o presunto ou a mussarela, pra poder fazer as misturas de tinta.

- Uma folha daquela de divisória de fichário.

- Papelão.

- Um pano pra poder limpar o pincel.

Lembre-se sempre de usar um avental, e tomar bastante cuidado do lugar que você está pintando pra não sujar a casa.

Vamos começar com a pintura da saia então.

Voltemos a olhar a referência. Com base nos desenhos  percebi que a estampa segue um padrão tanto na barra quanto na parte de cima, bem próxima do cinto:

Sempre olhando a referência começei a marcar com fita crepe o local que eu ia pintar e assim isolando o lugar que não pode ser pintado. Como você pode perceber pela imagem, os lugares que tem a fita crepe vão continuar da mesma cor do tecido depois de pintado, ficando só as áreas vazadas com a tinta. Repare que eu tomo esse cuidado de usar a fita crepe pra evitar da tinta vazar pra fora do desenho que eu quero, e mesmo com a fita sempre aparecem algumas pequenas falhas, mas melhor pequenas falhas que são facilmente corrijidas do que um grande borrão que pode significar em fazer aquela peça toda de novo.

Sempre antes de começar a pintar eu coloco pedaços de papelão em baixo do tecido na parte que eu vou pintar justamente pra evitar que essa tintura vaze para o outro lado da saia, e como esse tecido é bem fino a probabilidade de vazamento é bem grande.

Normalmente eu aconselho à pessoa fazer um teste da tinta em um pedaço de retalho do mesmo tecido da roupa pra ver como a tinta vai pegar e a cor que ela vai ficar depois de seca. Só um pequeno retalho de 5cm x 5cm já basta pra esse teste.

Com isso tudo preparado e com a escolha de uma cor satisfatória já posso começar a pintar. Vou pintando com muito cuidado pra não carregar demais o pincel de tinta, pois isso aumenta a probabilidade dela passar por debaixo da fita crepe e borrar a roupa. Espero a tinta secar e tiro a fita crepe pra ver as imperfeições e corrigi-las. Depois de ter secado bem um lado que eu passo pro outro, sempre com o mesmo cuidado.

O resultado final da pintura da saia foi esse:

Notem o papelão embaixo da barra

O avental ainda não foi pintado porque como é ele que fica na frente, e ele tem os maiores detalhes preferi resolver os outros primeiro.

Vamos pra barra da manga da blusa. Pra essa estampa resolvi usar uma outra técnica. Eu usei a divisória de fichário (daquelas de plástico e transparentes) e fiz nela o desenho exato do que eu queria. Cortei a parte de dentro usando um estilete pra fazer uma guia. Como esse desenho era uma pouco mais complexo que o da saia eu preferi usar esse método pra que todos ficassem do mesmo tamanho.

O procedimento da pintura é o mesmo da saia, coloco um pedaço de papelão dentro da manga pra tinta não vazar, fixo o guia com fita crepe e vou pintndo com muito cuidado. Nessa técnica tem que ter a mão mais leve ainda e muito menos tinta no pincel porque a chance dessa tinta vazar pra fora é bem maior do que com a fita crepe então tomem bastante cuidado.

E o resultado final foi esse:

Reparem que mesmo tomando todo o cuidado a tinta sempre escapa um pouquinho, mas isso só dá pra ver bem de pertinho, o efeito final fica bem legal.

Agora é a vez de pintarmos o avental, essa é uma das partes da pintura que mais me deu trabalho.

Voltemos à referência mais uma vez. Reparem que na imagem tem uma sombra gigante bem em cima de metade do avental, complicado né. Com isso eu voltei a olhar as screenshots e elas dão a impressão que os desenhos são bem simétricos, isso já facilita bastante o meu trabalho.

Antes de mais nada começei então a traçar os desenhos do avental para não me perder no meio do caminho. Como o que eu vou fazer em uma metade vai ser espelhada na outra então eu tracei somente uma metade.

Com os desenhos todo traçados fui marcando com a fita crepe da mesma maneira que na barra da saia todos os desenhos. Gastei bastante tempo nesse estágio pois tudo tinha que ficar simétrico, e pra consertar depois de feito é bem mais dificil. A única parte que deixei pra fazer á mão livre foi a voltinha do fundo parecendo um beta, o que não deu tão certo quanto eu esperava.

Pra dar aquele tom meio avermelhado na linha misturei o Terra Queimada com o Vinho e um pouquinho de amarelo pra clarear o tom. Usei o mesmo procedimento da saia, sempre lembrando de colocar o papelão embaixo pra não vazar pra saia e tomando o máximo de cuidado. Enfim a parte de pintura terminou.

Confecção dos acessórios:

Acho que muitos de vocês, gamers mais atentos, já perceberam que a Malon possui dois acessórios bastante interessantes, um deles é o broche do Bowser que ela usa pra prender o lenço, o outro é a fivela com uma triforce e uma espécie de bola preta no centro.

Aqui vai a lista dos materiais utilizados:

- Uma folha de E.V.A. fina (uma espécie de um emborrachado).

- Massa Durepoxi.

- Alfinete (daqueles de prender fralda).

- Um botão arrendondado preto.

- Tinta acrílica prata e dourada.

- Cola de contato e pincel pra cola (cola de sapateiro). Tomem o cuidado de sempre usar essa cola em um local bastante arejado e de preferência com uma máscara, pois ela é toxica.

- Velcro.

Antes de começar é sempre bom olhar a referência. (Eu fico falando isso o tempo inteiro, mas lembre-se que é muito importante sempre voltar à referencia se você quiser um resultado mais fiel). A imagem não está muito nítida, mas já dá uma idéia boa de como é o formato da fivela e como ela funciona.

Antes de desenhar eu medi a espessura do cinto dela, pra poder fazer um desenho mais proporcional, e usando uma caneta bic tracei ela no E.V.A. . Fiz duas partes separadas, a Triforce com a bolinha preta da barra vazada, fiz isso porque assim eu conseguia uma espessura maior dando um efeito tridimensional mais legal, nada impede de você usar um E.V.A. mais grosso pra conseguir o mesmo efeito. Pintei a Triforce e a bolinha, que tinha uma barra dourada, separadamente e depois que a tinta secou bem e ficou com o aspecto que eu queria colei a bolinha com cola de contato na Triforce. Devo ter passado umas três demãos de tinta prata pra Triforce ficar assim.

A parte da barra fiz ela duplicada pra primeiro colar uma na outra, com cola de contato, e depois de seca passei umas quatro demãos de tinta prata. Depois que a tinta secou colei a Triforce nela com a cola de contato.

Já o Bowser foi mais complicadinho. Usei como referência pro traço um gashapon do Bowser no kart.

Hohoho tenho um gashapon do Bowser XD

Pra fazer ele ficar tridimensional eu optei por usar o Durepoxi, e como eu estava meio sem tempo ( e como não tenho muita habilidade com o Durepoxi), pedi ajuda a uma amiga cosplayer muito talentosa, a Lélis que gentilmente me ajudou. Ela acabou fazendo ele por video conferência me mostrando se estava do jeito que eu queria mas mandou algumas fotos do estágio do durepoxi. Para usar o durepoxi é bem simples, com uma bacia de agua você mistura uma parte da massa branca com a cinza até elas ficarem uniformes e vai moldando, sempre usando a agua pra ajudar a moldar.

Durepoxi feito, esperei a massa secar pra poder aplicar a tinta dourada.  Passei umas quatro demãos de tinta dourada nele. Depois que a terceira camada secou colei dois pedaços de velcro pra poder prender melhor o broche.

Mas como eu desconfio que somente o velcro vá segurar uma peça pesada como essa na roupa acabei colando outra faixa de E.V.A. na parte traseira com um alfinete (esses de prender fralda) que assim seria bem mais dificil da peça cair.

E assim terminei o meu broche.

Estilização da peruca:

Com isso só ficou faltando a estilização da peruca, mas infelizmente não pude documentar esse estágio. O que eu sugiro pra casos como esse é de fazer o corte com algum cabeleleiro, um que de preferência já tenha cortado perucas ou fios sintéticos. Se for cortar por conta própria tome muito cuidado e vá cortando aos pouquinhos. Para fazer aquele topete da franja dela ficar em pé usei um creme estilizador da marca Kera Form, mas qualquer gel mais potente, principalmente os profissionais, conseguem dar conta do recado. O segredo é passar bastante creme na base do cabelo e prender ele pra tráz com um grampo uns dias antes.

Cosplay pronto:

Finalmente depois de muito suor e trabalho temos o cosplay pronto, agora é só vestir e se divertir.

Agradeço desde já quem acompanhou essa matéria até o fim e adianto que tenho plano de outros Making of/Tutorial cosplay pela frente. Qualquer sugestão ou comentário é bem vindos, e se tiver alguma dúvida em relação à algum processo sintam-se livres para perguntar =D.

Entry filed under: Mundo Cosgamer, Tutorial Stage. Tags: , , , .

The Legend of Zelda – FPS? Um post Rápido sobre Aesir

27 Comentários Add your own

  • 1. Amaral  |  julho 24, 2009 às 2:33 pm

    Parabéns pelo Making Of, muito bem feito! Altamente ilustrado, claro e explicativo.
    E parabéns pelo cosplay tb, mais um com a qualidade Luna Ishtar e com o selo de aprovação “Amaral approves!” ;D
    Aheaioaehuioaeho!
    o/

    Resposta
    • 2. Luna Ishtar  |  julho 24, 2009 às 2:37 pm

      Valeu Amaral, é claro que ele tinha que ter o selo “Amaral Approves”, todo cosplayer que se preza luta por isso XD.

      Resposta
  • 3. Vivi Flowright  |  julho 24, 2009 às 3:43 pm

    Achei teu tutorial bem interessante, e tu explicas tão direitinho e tão bonitinho! :) Deves ser uma moça bem organizada, pelo jeito.
    Parabéns, o resultado final ficou lindo. :)

    Resposta
    • 4. Luna Ishtar  |  julho 25, 2009 às 1:55 pm

      Muito obrigada Vivi ^^. Acho muito importante ter paciência e organização pra que tudo saia do jeito planejado ^^.

      Resposta
  • 5. Amy  |  julho 24, 2009 às 4:31 pm

    Wahh adorei a confecção luna! vc é muito talentosa de ter conseguido fazer esse monte de coisas e desenhos t-t
    os meus sempre ficam tão feiinhos t-t

    Resposta
    • 6. Luna Ishtar  |  julho 25, 2009 às 1:56 pm

      Muito obrigada Amy, a gente tem que tirar vantagem do que sabe fazer melhor né ^^. Mas isso tudo se aprende com prática, não é tão dificil quanto parece ^^.

      Resposta
  • 7. maxi2099  |  julho 25, 2009 às 1:20 am

    Eu nunca usei durepoxi com água, não sabia que ficava mais fácil para misturar. Bom saber disso.

    Resposta
    • 8. Luna Ishtar  |  julho 25, 2009 às 1:56 pm

      Pois é, graças a Lelis descobri isso, também era muito noob com durepoxi.

      Resposta
  • 9. Alandria  |  julho 25, 2009 às 2:58 am

    Muito bom e detalhado, o tutorial! Certamente vai ser muito inspirador para os cosplays de muita gente, hohoho! *eu inclusive*

    A parte de pintura de tecido é esclarecedora e assustadora ao mesmo tempo. E o MEDO de borrar alguma coisa e ter que voltar na costureira pedindo outra peça igual? Cada peça de roupa era pintada toda de uma vez só, ou pintava um pouco, secava, pintava mais? Porque a tinta de tecido é um teste de paciência para secar!

    A modelagem do Bowser me impressionou bastante, especialmente pelos dotes de desenho demonstrados, heh. Não é fácil modelar epóxi, mesmo com água é um material tinhoso, mas o resultado fica bonito e resistente, apoio totalmente a escolha!

    Parabéns pelo resultado, pude conferir o cosplay pessoalmente, e realmente é muito bonito!

    Resposta
    • 10. Luna Ishtar  |  julho 25, 2009 às 1:54 pm

      Muito obrigada Alandria. Em relação à pintura do tecido é realmente isso o que você falou, primeiro pintei um lado, esperei secar pra poder pintar o outro. Tudo com muita paciência pra não borrar. E realmente modelar epoxi é uma arte muito dificil, tudo que sei aprendi com a Lelita e ela ajudou muito dessa vez.
      Fico contente que tenha gostado porque pretendo fazer mais Making Offs em breve.

      Resposta
  • 11. retrogamer  |  julho 25, 2009 às 10:07 pm

    Vi o video da apresentação. er…parabéns.

    Resposta
    • 12. Luna Ishtar  |  julho 26, 2009 às 3:21 pm

      Hahaha eu sei retrogamer, mesmo assim obrigada ^^.

      Resposta
  • 13. Ota  |  julho 27, 2009 às 7:06 am

    Faltou o tutorial de como fazer o link espantalho.

    Resposta
  • 14. maxi2099  |  julho 27, 2009 às 1:37 pm

    Aproveitando a participação de algumas pessoas, gostaria de deixar claro que estamos cientes do que está acontecendo naquele muquifo que alguns chamam de fórum e que o mesmo não vai ocorrer aqui.

    Resposta
  • 16. Morango  |  julho 27, 2009 às 4:55 pm

    Eu queria a letra completa da música, se possível.

    Resposta
  • 17. Sunnah Mansur  |  julho 28, 2009 às 3:09 am

    Muito legal o Making Off ^^

    Parabéns tbm pela apresentação, eu em especial curti muito ^^

    Beijos

    Resposta
  • 18. Rafael Lopes  |  julho 28, 2009 às 6:41 pm

    [Moderado - Motivo: Ofensa Pessoal]

    Resposta
  • 19. Cogumetal  |  julho 28, 2009 às 7:10 pm

    [Moderado - Motivo: Ofensa Pessoal]

    Resposta
  • 20. Rafael "Barry" Ventura  |  julho 28, 2009 às 8:34 pm

    Galera, apenas comentários pertinentes ao making of e, principalmente, sem trollagem de site meia-boca, ok? Respeito ao próximo é importante e saudável.

    Acredito que nenhum de vocês gostaria de virar meme de internet por nervosismo.

    Existe um outro post aqui na WZ sobre as apresentações do YCC. Se quiserem fazer comentários inteligentes lá estão convidados: http://warpzona.wordpress.com/2009/07/22/mcgyccb/

    Resposta
  • 21. Rafael Lopes  |  julho 28, 2009 às 9:15 pm

    Ué Barry, editando comentários estilo site meia-boca? tsc tsc…

    Enfim, uma pessoa que se expôe publicamente, em um evento que conta com uma média de 3500 participantes, em um concurso cuja projeção é nacional, precisa saber lidar com comentários positivos e negativos.

    Vou tecer uma crítica construtiva então: O nervosismo está presente dentre todos os participantes. Acredito que nenhum dos que estavam alí no dia são cantores profissionais ou estão mais ou menos capacitados que a participante aqui discutida. Desta forma, fica difícil justificar a falta de afinação e talento neste quesito, que por sua vez se mostrou visível para todos aqueles que puderam comparecer ao evento, ou simplesmente assistiram a apresentação através de outros meios.

    Fica então a crítica: a vestimenta estava sim, em um ótimo nível. Infelizmente não se pode dizer o mesmo da afinação da participante, que por sua vez desafinou diversas vezes. Seria mais sensato neste caso contar com a ajuda de um playback, recurso amplamente utilizado por participantes deste tipo de concurso. Porém é inegável que a atuação no palco tenha realmente sido pobre e carente de qualidade.

    Resposta
    • 22. Rafael "Barry" Ventura  |  julho 28, 2009 às 9:43 pm

      Ah, agora sim.

      Moco, o problema maior foi que ela não é desafinada, foi apenas questão de nervosismo. Quem estava nos ensaios viu que ela é afinada, apenas errou na hora de escolher a escala musical na hora da apresentação de verdade – puro nervosismo. Se duvida, assista à sua outra apresentação que a fez ganhar a vaga, na qual ela usou playback, mas ainda assim cantou de própria voz. Ela não é a melhor cantora do universo, sem dúvida, mas está longe de ser desafinada como aconteceu: http://www.youtube.com/watch?v=7Fa5o15o3m0

      Tudo isso que você falou é a mais pura verdade, e é bem óbvia tanto pra ela quanto pra qualquer um que assistiu. Ela arriscou em cantar ao vivo e isso mostrou-se ser uma escolha errônea. O único ponto chato disso tudo é essa trollagem irritante, essa mania chata do povinho da internet que, por não estar cara a cara com a pessoa, fala a primeira besteira que vem à cabeça, sem pensar no que a pessoa está sentindo. Falta de respeito e sensibilidade, sim. O que você acha de todo lugar em que se logar na internet ter alguém enchendo o seu saco?

      Por sorte, a Gabi é uma pessoa sensacional e está levando tudo isso numa boa. Chateada com o vacilo, é claro, mas acho que qualquer outra pessoa estaria arrasada.

      E comer bananas é engraçado. Se quiser, faço você comer abacaxis XD

      Resposta
      • 23. Rafael Lopes  |  julho 28, 2009 às 10:06 pm

        Entendo Barry. Ainda assim acho arriscado demais apostar alto assim diante de um público que, de maneira reconhecida, é MUITO chato e por qualquer deslize começa a falar qualquer tipo de baboseira.

        Fica então como experiência para uma próxima investida. O PlayBack pode não ser a melhor coisa do mundo, mas se até Thais Yuki e Vingaard usam, então é algo para se pensar :)

        Em tempo: Quem ae se junta para uma chacina na Yamato? Quem sabe assim eu consigo recuperar a grana que eles me devem…

  • 24. Ota  |  julho 29, 2009 às 2:17 am

    Deixo aqui minha corroboração às protips do moco, que é expert em entreter multidões em eventos de anime. Fui testemunha de uma apresentação, e os otakus foram à loucura.

    E olha que a musica também era ruim, e o vocalista um homem vestido de mulher.

    Resposta
  • 25. Morango  |  julho 29, 2009 às 5:49 pm

    [MODERADO] Motivo: acha que é engraçado.

    Resposta
  • 26. Klein  |  julho 30, 2009 às 2:05 am

    EPoOoooOOnAAaa ePoONNaaaaAAAA

    xDDDDD

    fez meu dia!

    btw, boas as matérias sobre SSM…

    Resposta
  • 27. Jéh  |  junho 1, 2012 às 10:42 am

    parabéns pelo cosplay!!! pergunta, como que vc fez as orelhas???

    Resposta

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


warpfeed

WarpStats

  • 515,446 hits

Warptwitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

