Mais entrevista com o compositor de Mega Man 9 (na verdade, a mesma)

outubro 7, 2008 at 2:05 am 3 comentários

Por Barry Burton

A pedidos do próprio autor original, Jeriaska, publico aqui mais alguns trechos da fascinante entrevista com o compositor de Mega Man 9 no site Siliconera. Se algum maluco por aí souber japonês, pode ver a versão em japonês aqui, no Game Design Current.

Publico mais alguns pedaços um tanto por pedidos do Jeriaska. Outro tanto por que uma coisa bem bacana pode acontecer em breve. E vocês saberão, com certeza!

(…)

Siliconera: Houve aspectos que, mesmo que estivessem nos últimos títulos de NES, não foram permitidos em Mega Man 9. Em termos de jogabilidade, não há sliding (rasteira) e nem carregamento do mega buster. Que tipos de restrições foram impostas no áudio?

Ippo Yamada: Tirar a rasteira e o carregamento foi uma maneira de voltar ao esquema de Mega Man 2. Os efeitos sonoros do jogo refletem a mesma idéia. O som de carregamento do mega buster bloqueia outras ondas quadradas (n.t.: um tipo de onda de áudio não-sinusóide, geralmente utilizada em eletrônicos e processamento de sinais), então, ao eliminar o carregamento do jogo, pudemos introduzir vários outros efeitos sonoros que seriam obscurecidos, como os tiros de laser dos inimigos. Só essa decisão já abriu um caminho de muita liberdade para compôr a música, a qual seria cortinada por restrições relacionadas ao carregamento [do mega buster].

Mais depois do pulo.

(…)

Siliconera: O que você pode nos dizer a respeito da história da Inti Creates? Quando a compania foi criada e quando vocês fizeram uma afiliação com a capcom?

Ippo Yamada: A inti Creates se estabeleceu como uma pequena compania totalmente independente em 1996. Nosso primeiro projeto foi o Speed Power Gunbike, desenvolvido pelo Club DEP e Sony Music Entretainment (n.t.: um jogo de motos e mechs para o PS1 com uma dificuldade insana ). Com relação a trabalhar com a Capcom, nós apresentamos a eles a idéia para Mega Man Zero e desenvolvemos os quatro títulos que se sucederam. A compania também desenvolveu para a Capcom os títulos Mega Man Battle Chip challenge, Mega Man NT Warrior, EXE N1 Battle Network para o Wonderswan Crystal, junto com Mega Man ZX e ZX Advent.”

(…)

Siliconera: Você acha que nos dias de hoje artistas como Manami Matsumae deveriam ser reconhecidas mais freqüentemente por seus trabalhos criados na era 8-bit?

Ippo Yamada: Para uma compositora de videogames, você não acha que Manami Matsumae já não é famosa o suficiente!? Bem, se ela não é tão familiar para as pessoas, é apenas porque não performa [shows]. Digo, se pedirem pra nomear todos os compositores famosos de filmes live action, de quantos você consegue se lembrar? Tem o John Willians, Hans Zimmer, e quem mais? Ao refletir sobre a experiência de um filme, é fácil se lembrar do diretor. No geral, as pessoas tendem a desconhecer os nomes dos compositores.

Popularidade é algo que as propagandas e a mídia geralmente se vêem apegadas, e suponho que a internet contribui para esse efeito. O compositor é alguém trabalhando por trás das cortinas, e mantendo isso em mente você pode dizer que Matsumae é bem famosa, apesar de tudo.””

Eu poderia dizer que ele se esqueceu de Danny Elfmann, mas isso somente não tira a razão dele…

Para quem perdeu o link para a entrevista (tem jeito?), aqui está novamente. E de novo, agradeço ao Jeriaska!

Anúncios

Entry filed under: É Arte!, Vídeo e Game. Tags: , , , , .

Novas artworks de Monster Hunter 3 Prestando contas – O que vendeu e o que encalhou

3 Comentários Add your own

  • 1. Gosh  |  outubro 7, 2008 às 10:24 am

    Cara mandando bem no novo blog =)
    te falar… andei vendo (e ate escrevi algo sobre) o Eye of Judgment lah no meu canto e queria saber se vc teve alguma experiencia com o jogo ou algo do tipo…
    Caso tenha tido algo conte-nos como foi… ando muito curioso sobre o jogo.

    Abraço e continue o bom trabalho aki xD

    Responder
  • 2. Gosh  |  outubro 7, 2008 às 10:31 am

    soh corrigindo, “novo blog” entre aspas enormes (5 meses já não é tão novo) e todos os elogios e duvidas são para toda equipe do warpzone o>

    Responder
  • 3. Moska  |  outubro 8, 2008 às 4:47 pm

    Ae Grevistas!

    Speed Power Gunbike era do cará-leo! Eu adorava aquele game!

    Esse novo Mega-Man saudosista caiu bem nessa época de games ultra sofisticados.

    Abraço
    Moska LevelGamer.blogspot.com

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


warpfeed

WarpStats

  • 561,175 hits

Warptwitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.


%d blogueiros gostam disto: