Especial: as melhores romhacks – Parte 1

janeiro 6, 2009 at 12:19 am 6 comentários

por maxi

Muitos de vocês já devem ter algum contato, através da emulação, com jogos “alterados” de alguma forma, seja personagens substituídos, dificuldade alterada, textos traduzidos para algum outro idioma, etc. São as famosas romhacks.

Algumas não passam de simples versões do jogo original com pequenos detalhes diferentes, como os já citados acima. Enquanto que a tradução dos jogos chama a atenção dos fãs que esperavam, ás vezes, anos para jogar seu jogo de modo a entender os diálogos do mesmo, sendo que as empresas que os criaram resolveram não lançar eles em terras ocidentais (por exemplo Persona 2: Innocent Sin e Mother 3, lembram?), acaba que muitas vezes as outras modificações passam despercebidas pelos jogadores.

E algumas dessas romhacks acabam sendo feitas de maneira tão boa que poderiam praticamente ser consideradas seqüências verdadeiras dos jogos originais se tivessem sido lançadas pela empresa que os criou. Nessa matéria iremos citar alguns dos melhores hacks criados por fãs até agora, sendo dois deles por parte. Fiquem com a primeira parte a seguir.

Sonic 1 Megamix

Lembram do site sonicretro, aquele que está desenvolvendo o Sonic 2 HD? Pois é, um dos motivos que podemos botar muita fé nesse projeto deles é porque eles criaram Sonic 1 Megamix, que é nada mais, nada menos, que umas das melhores romhacks já feitas (isso se não for a melhor). Trata-se de um hack do primeiro Sonic de Mega Drive feito em formato de rom do próprio console e também em ISO de Sega CD, caso você prefira joga-lo da maneira tradicional. No entanto, as duas versões são meio diferentes, e é bom dar uma olhada em ambas, já destacando que a do Sega CD é consideravelmente melhor.

Porque você deve jogar?

Bem, já na primeira fase você percebe o quão bem trabalhado ele é. Na primeira zona do jogo já fica difícil de acreditar que trata-se mesmo de um hack de Sonic 1, pois ela está completamente modificada. Infelizmente isso não se aplica a todas as zonas, sendo que algumas contém temas muito semelhantes aos usados no jogo original, mudando apenas o layout delas. Originalmente isso não seria assim, mas problemas ao longo do desenvolvimento que serão descritos daqui a pouco impediram os planos.

As músicas agora variam de fase para fase, e não de zona para zona. Tratam-se de músicas retiradas de outros jogos da série, outras séries, e até versões remixadas de músicas dos primeiros jogos. Todas trazem bem o clima de Sonic, principalmente algumas importadas de Moonwalker (provavelmente uma brincadeira dos desenvolvedores em relação ao boato de que a Sega se inspirava nas músicas do cantor para criar as do mascote).

Outro aspecto muito interessante do jogo (mais até que as fases) é o elenco de personagens. Estão presentes Sonic, Shadow, Might, Knuckles e Tails, cada um com suas próprias habilidades, e elas realmente deixam os personagens consideravelmente diferentes uns dos outros. Além das habilidades já presentes nos jogos 2D, eles ganharam alguns movimentos importados dos mais novos, como o light speed dash de Sonic (a capacidade de seguir as argolas), as rabadas de Tails, e por aí vai. Might perdeu suas características de Knuckles Chaotix, mas ganhou a habilidade de armazenar vários escudos e ficar alternando entre eles no meio do jogo (pode não parecer grande coisa só falando, mas acaba se revelando uma das melhores habilidades, principalmente para chegar com muitas argolas no final). Já Shadow pode impulsionar suas “patinadas” ao custo de 5 argolas e possui o pulo duplo teleguiado contra coisas destrutíveis. Várias outras habilidades estão presentes (sim, aqui os três botões não fazem a mesma coisa). Originalmente Tails e Knuckles seriam personagens secretos, e todos possuiriam super formas após a coleta das esmeraldas, mas os mesmos problemas que impediram a devida conclusão das fases também cortaram isso.

Agora finalmente podemos ir a esses problemas. Por motivos não devidamente explicados, o jogo não foi completo como deveria. Aparentemente ele foi liberado para o público mais cedo que seu criador gostaria, o que gerou uma briga entre seus desenvolvedores, fazendo com que apenas ele ficasse no projeto. Com isso, outro projeto de um novo suposto Sonic 1 Megamix apareceu, e depois de mais uma discussão entre os desenvolvedores, os administradores do sonicretro decidiram por dar a causa ganha para o membro original, impedindo o avanço do segundo hack. Assim, o criador apenas terminou alguns detalhes e corrigiu alguns bugs indispensáveis para o bom funcionamento do hack e deu seu trabalho por encerrado. Se a decisão foi sábia ou não vocês decidem, mas é fato que por causa dela um jogo que poderia fazer frente a Sonic 2 e até mesmo Sonic 3K como um dos melhores da franquia não foi bem sucedido.

Apesar disso, como já dito antes, Sonic 1 Megamix é uma romhack de respeito, pois você tem a sensação nítida que está jogando um jogo 2D do ouriço feito pela Sega, principalmente jogando no próprio console. Opções extras habilitadas depois de termina-lo estão presentes, assim como um completo sound test e save na memória do Sega CD. É obrigatório para os fãs do personagem.

Star Fox 2

Você deve estar se perguntando “Mas Star Fox 2 não teve uma versão beta disponibilizada pela Nintendo?” e a resposta é sim. Inclusive, descobriu-se que essa versão beta estava praticamente terminada, faltando remover algumas coisas como menus debug, informações que apareciam escritas em cima da tela na hora do jogo, entre outras picuinhas. E eis que o famoso e lendário grupo de tradutores do Aeon Genesis resolve concertar esse resto de programação da versão, além de traduzi-la do idioma original, o japonês, para o inglês.

Porque você deve jogar?

Pronto, temos Star Fox 2, de Super Nintendo, completo e em um idioma que podemos entender mais facilmente, coisa que a Nitendo deixou de fazer por pouco. Uma romhack cuja alteração da versão original não foi muito grande e mesmo assim é de respeito.

Bom, e ficamos por aqui essa semana. Segunda-feira que vem temos mais um pedaço da matéria, até lá fiquem com as duas dicas de hoje. Não quero ficar lembrando a ninguém que o download de roms cujo original você não possua é ilegal, apenas que aproveitem essas dicas com consciência (e moderação, afinal não queremos sair do ar por uma coisa dessas :P).

Segue o link para a página do Sonic 1 Megamix lá no site do sonic retro: http://info.sonicretro.org/Sonic_1_Megamix

E o link para a página do Star Fox 2 no site do Aeon Gênesis: http://agtp.romhack.net/project.php?id=starfox2

Anúncios

Entry filed under: De Grátis!, Matéria, R0m5 , r4ck2 & m0d5. Tags: , , , .

Coletânea de game funstuff – parte 1 O blog que a SEGA não queria que você visse.

6 Comentários Add your own

  • 1. talude  |  janeiro 7, 2009 às 6:06 am

    Espero que não se esqueçam do Ultimate Mortal Kombat Trilogy! :)

    Responder
  • 2. Rafael "Barry" Ventura  |  janeiro 7, 2009 às 6:27 pm

    Até onde sei, o Star Fox 2 foi cancelado por que o N64 já estava batendo na porta, e resolveram mover o projeto. O SF64 saiu excelente, seguindo os passos do 1, mas o 2 acabou se desmembrando no Command para DS e Assault para GC, os quais são bem mais ou menos.

    O 2 vou jogar. Lembro que quando peguei o demo achei bacana.

    Responder
  • […] prosseguimento a matéria especial sobre as melhores romhacks iniciada na semana passada, apresentando mais duas nessa semana. Fiquem com elas após o […]

    Responder
  • […] de Sonic 1 Megamix? Aquele incrível hack que falamos na nossa matéria especial e que havia sido descontinuado? Pois é, ele voltou a ser […]

    Responder
  • 5. Especial: jogos não-licenciados – Parte 1 «  |  junho 18, 2010 às 3:12 pm

    […] que eu não preparava uma matéria especial para o blog (a última tem mais ou menos um ano, em que eu falei sobre as melhores romhacks), decidi preparar mais uma interessante, principalmente para os colecionadores de cartuchos e […]

    Responder
  • 6. Mais progresso de dois fã games do Sonic «  |  outubro 6, 2010 às 10:40 am

    […] o segundo é uma fase nova do Sonic Megamix do Sega CD, que também já falamos aqui na matéria especial com as melhores romhacks já […]

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


warpfeed

WarpStats

  • 561,062 hits

Warptwitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.


%d blogueiros gostam disto: