O Mundo Cosgamer: Introdução

maio 19, 2009 at 3:56 pm 5 comentários

por Luna Ishtar

Olá pessoal da WZ, hoje venho introduzir uma seção do blog, o Mundo Cosgamer. Nessa coluna devo falar sobre esse hobby que está intimamente ligado ao universo gamer sobre vários aspectos. No post de hoje vou fazer uma introdução ao assunto, mas aguardem que logo venho com mais matérias mostrando making offs, falando sobre concursos e também fazendo uam cobertura em alguns eventos.

Muitos já ouviram falar sobre o cosplay. Alguns conhecem de perto o trabalho deles, acompanham os trabalhos pela internet e até chegam a fazer algumas sugestões aos cosplayers. É um hobby bem abrangente que surgiu com os fãs de Star Trek e Star Wars, mas que rapidamente se espalhou por todo o meio nerd e está relacionado à quase tudo nesse meio.

Laura como Gwendolyn, a protagonista de Odin Sphere

Laura como Gwendolyn, a protagonista de Odin Sphere

Pra quem ainda não sabe, cosplay vem da junção de duas palavras em inglês: costume (fantasia) + play (atuar). Os cosplayers normalmente ficam encarregados de toda a feitura da fantasia incluindo os acessórios e se apresentam nos eventos de anime, games e RPG.

Esse hobby vem crescendo consideravelmente no Brasil e com ele o número de cosplayers de games. Apesar de todas as dificuldades que enfrentam aqui pra conseguir um bom material, é impressionante o tanto que o nível dos cosplayers evoluiu. Em qualquer evento que conte com cosplays sempre haverão cosplayers de King of Fighters ou de Mario, assim como sempre veremos Sailors e Narutos.

Até em grandes concursos como o WCS, World Cosplay Summit, concurso que seleciona uma dupla de cosplayers pra representar o Brasil no Japão, vemos que a quantidade de duplas fazendo cosplays de games é bem grande. Na última edição tivemos cosplayers de Nights: Journey of Dreams, Disgaea, Samurai Shodown, e Castlevania.

Nathalia Lelis e Bruno Phoenix como Nights e Reala do jogo Nights: Journey of Dreams

Nathalia "Lelis" e Bruno "Phoenix" como Nights e Reala do jogo Nights: Journey of Dreams

Um cosgamer não se diferencia muito de outros cosplayers, até porque muitos já fizeram ou ainda fazem alguns cosplays de animes também. Ao invés de se inspirar em um personagem de uma anime, é jogando um jogo e se identificando com um personagem, seja ele o protagonista ou não, que geralmente se decide qual será o próximo cosplay. A partir daí começa o trabalho duro.

Depois de escolhido o personagem é preciso fazer uma intensa pesquisa sobre ele e, no mínimo, jogar o jogo todo até saber tudo o que ele faz na trama. Imagens de referência são particularmente difíceis de achar, pois não é tão simples como num anime que é só dar um print screen da cena. Muitas vezes é uma luta pra se tentar achar imagens de todos os ângulos dele, todos os detalhes da roupa. Se for o caso, pausar o jogo e ir desenhando cada detalhezinho, mas somente em casos muito extremos. As referências são muito importantes pra se saber qual o material necessário e como exatamente adaptar isso pra realidade, o que muitas vezes é um desafio. O processo todo é muito trabalhoso e exige muita paciência e dedicação, mas depois de pronto a satisfação é grande.

João Marcelo JM como Zidane de FFIX

João Marcelo "JM" como Zidane de FFIX

Os cosgamers são gamers normais como eu e você, que adoram trazer seus personagens favoritos à realidade e são de fato pessoas bem acessíveis, na sua grande maioria. Fazer um cosplayer não é lá uma coisa tão difícil, só depende do nível de experiência e da dificuldade da fantasia. Os brasileiros fazem bonito quando se trata de um cosplay de game e acima de tudo se divertem muito com isso. Você deveria tentar também.

Todas as imagens utilizadas foram permitidas pelos respectivos cosplayers, sendo todas elas de cosplayers brasileiros.

Anúncios

Entry filed under: Game e Cultura, Mundo Cosgamer, Outras Mídias. Tags: , , .

Mini-Review: Rhythm Heaven vs Rhythm Tengoku Gold | DS Novo projeto do Team Ico finalmente anunciado para PS3

5 Comentários Add your own

  • 1. Intentor  |  maio 19, 2009 às 4:49 pm

    Muito bom, Luna!

    Mas faltaram os SEUS cosplayers, né? =D

    Tem um da Rebecca Chambers que é clássico!

    Responder
    • 2. Luna Ishtar  |  maio 19, 2009 às 4:53 pm

      Obrigada Intentor. Bem em breve terão posts com cosplays meus também, estou planejando um making off então resolvi me abster dessa matéria pra mostrar outros excelentes cosplayers.

      Responder
  • 3. Melagrião  |  maio 19, 2009 às 9:26 pm

    Ótima atitude de vcs, parabens”!
    Pela internet so vejo blog tirando sarro de cosplay sem entender o imenso trabalho que as pessoas tem para praticamente realizar um sonho.
    Logo logo tem Animefriends, vcs vão ter bastante material para trabalhar. Vou
    acompanhar!

    Responder
    • 4. Luna Ishtar  |  maio 19, 2009 às 9:53 pm

      Olá Melagrião, obrigada. Realmente é muito facil olhar e falar que são um bando de idiotas e que ficou ruim sem nem saber o trabalhão que a pessoa tem pra realizar um sonho. Pode aguardar que eu estarei nessa friends e devo cobrir os bastidores do YCC (Yamato Cosplay Cup).

      Responder
  • 5. Krycov  |  maio 19, 2009 às 11:28 pm

    Parabens pelo post Luna, ficou muito bom esta introdução…
    minha idas a cons está bastante resumida… provavelmten irei no Kodama em Brasilia e farei um esoforço para ir para Sampa na AF… desejo-lhe sorte e sucesso para vc na sua coluna aqui no WZ,,, que suas matérias seja iluminadas…

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


warpfeed

WarpStats

  • 562,249 hits

Warptwitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.


%d blogueiros gostam disto: