Em mãos: Handbook de Mother 3 feito por fãs

maio 21, 2009 at 6:00 am 10 comentários

Por Barry Burton

Após meses de espera e alguns incovenientes como extravio, finalmente chegou à minha casa o guia feito por fãs de Mother 3, RPG da Nintendo para o GBA.

Para quem não tem ideia do que estou falando, trata-se de um livro impresso em altíssima qualidade, com artes exclusivas feitas por fãs membros do fórum starmen.net, acompanhado de um Courage Badge de metal em baixo-relevo, um adesivo e uma capa de poeira/pôster. Tudo pela bagatela de U$ 20,00!

Vocês devem estar se perguntando, “mas pra que tudo isso? Por quê fãs teriam esse trabalho todo sem serem remunerados?”. A primeira e mais óbvia resposta é: porque o jogo é sensacional. A segunda, de acordo com eles mesmos, foi a falta de uma versão ocidental que fizesse jus à japonesa. Além de todo o trabalho que tiveram traduzindo completamente o jogo sob supervisão do Tomato (com direito a elogios do pessoal da Square-Enix), quiseram fazer um guia de jogo à altura do que vinha acompanhando a versão ocidental para SNes de Earthbound – ou Mother 2, no Japão. Ficaram, então, anos trabalhando em diversas artes, incluindo desenhos, jornais e até pequenos bonequinhos dos personagens principais feitos de argila acompanhando de perto o trabalho de tradução e jogando dezenas de vezes para terem certeza de que todo o trabalho seria acurado. Tudo sob a tutela de Reid Young, um dos co-fundadores da starmen.net.

E, afinal, o livro é bom?

Sem sombra de dúvidas! Continue lendo após o pulo para saber minhas impressões.

A primeira coisa a ser notada, como já disse, e a altíssima qualidade do material. A impressão e o papel são de primeira, melhor que muitos materiais profissionais por aí. A segunda é o design, excepcional. As páginas possuem um layout inteligente e bem-acabado, sem que nada incomode o olhar. O equilíbrio entre texto e imagens é incrível, e sob muitos aspectos este é um livro muito mais bem resolvido que o original para SNes. Cada capítulo do jogo recebeu um tratamento diferenciado, com fontes exclusivas, pequenos recortes de jornais ilustrativos, contos e descrição de cenários, itens e personagens. Absolutamente inacreditável.

Mas não seria ele apenas um guia de como jogar? Não. Mais do que isso. Se bobear, tudo, MENOS isso. Esse guia não foi feito com o intuito e lhe dar dicas para se chegar ao final. Não se trata de um gamefaq super-desenvolvido. Como anunciado em seu prefácio, ele será um companheiro. Um amigo que irá acompanhá-lo na aventura. Não irá se intrometer, não irá lhe descrever nada. Ao invés disso, irá dialogar, explicar. Conversar.

Por exemplo, ao falar dos inimigos, ele não descreve estratégias. Apenas passa seus atributos e uma leve ambientação. Não existe uma seção “como funciona os controles”, ou “tela de batalha”. Não é um “detonado de Mother 3”. O texto é fluido e integrado com sua proposta, sutil.

Isso faz com que você possa jogar até mesmo a versão japonesa do jogo, sem se “spoilar” com nada. Literalmente, algo de fãs para fãs. Você percebe toda a dedicação e amor da equipe a cada página folheada.

Os brindes incluem um chaveiro em forma de Courage Badge (um importante item do jogo), finamente trabalhado em metal para as pessoas que fizeram o pre-order do livro, e uma capa de poeira temática, “como sobreviver ao exército de Porky”, a qual em seu verso revela um pôster com várias estatuetas de argila dos personagens. Este último brinde foi por conta do atraso – o livro estava prometido para janeiro.

Seguem mais algumas fotos para que vocês possam ter uma idéia do acabamento:

Confiram o histórico de notícias daqui da Warpzona sobre o handbook e o jogo em si:

Origens do livro e como funciona o patch de tradução da ROM japonesa.

Como pedir o livro do Brasil.

O que é Mother 3?

Warp-Review de Mother 3.

Entry filed under: É Arte!, Em Mãos, Gadgets & Toys, Matéria. Tags: , , , , .

Novo projeto do Team Ico finalmente anunciado para PS3 Jogue com controles de nes, snes e N64 no seu Wii

10 Comentários Add your own

  • 1. Orakio "O Gagá" Rob  |  maio 21, 2009 às 9:40 am

    Rapaz, o negócio é caprichado mesmo! Bateu até uma vontade…

    Responder
  • 2. Godot  |  maio 21, 2009 às 10:56 am

    Eu queria esse Courage Badge. Pena que é somente para quem fez pre-order. O jogo é sensacional… Sou grande fã da série Mother. Quando joguei Mother 3, não imaginava que seria tão bom. Uma pena que o Itoi já disse que não vai ter uma continuação.

    Responder
  • 3. maxi2099  |  maio 21, 2009 às 12:18 pm

    Esse aí compensaria comprar um flash-card de GBA só pra gravar esse jogo nele e depois fazer um “trabalho” pra deixar parecendo original e guardar junto do livro.

    Responder
    • 4. Rafael "Barry" Ventura  |  maio 21, 2009 às 12:36 pm

      Sabe que você me deu um excelente idéia? Como eu iria comprar o original japonês, mesmo, até posso deixar na caixa junto.

      Responder
  • 5. Luna Ishtar  |  maio 21, 2009 às 2:30 pm

    Esse livro é um luxo mesmo. Vale a pena investir em um trabalho tão bom.

    Responder
  • 6. Philip  |  maio 21, 2009 às 5:08 pm

    Eu nunca joguei nenhum da série a fundo, só comecei um deles nem me lembro qual… mas tem tanto fã por aí que estou pensando em começar a jogar! O foda é a quantidade absurda de outros rpgs na minha fila, nem lembro mais de todos! Chrono Trigger/Cross, FF Tactics, FFIX, Dragon Quest VIII, Final Fantasy III e IV, Eternal Sonata… isso os tradicionais, sem falar em Fallout 3, Lord of the Rings Online, Sacred 2. ARGH. Vale a pena passar Mother/Earthbound na frente desses todos?

    Responder
    • 7. Rafael "Barry" Ventura  |  maio 22, 2009 às 12:40 am

      Bom, entre EarthBound e Mother 3, sem dúvida este último é bem melhor, para os padrões atuais. E fortemente recomendo que você o passe na frente de todos esses outros que você citou.

      Responder
  • 8. DGC  |  maio 24, 2009 às 1:58 am

    Um maravilhoso trabalho, praticamente uma obra prima de fãs!
    Como se já não bastasse a maravilhosa tradução…
    Os caras são realmente dedicados.
    Mas esse jogo merece mesmo e se tudo isso já não é prova disso, não sei o que mais é.

    Responder
  • 9. WarpReviews: Mother 3 | GBA «  |  julho 18, 2010 às 4:20 pm

    […] O livro de fãs em mãos e detalhes! […]

    Responder
  • 10. Luh  |  novembro 23, 2011 às 9:03 pm

    Caramba caraaaaa……eu queroooooo!!!!!

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


warpfeed

WarpStats

  • 552,096 hits

Warptwitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.


%d blogueiros gostam disto: