Mini-Review: Sonic’s Ultimate Genesis Collection Demo (PSN/PS3)

junho 10, 2009 at 2:23 pm 9 comentários

por Toe Jam

Sendo um  fã da era 16-bits dos videogames, eu considerava que um jogo reunindo mais de 40 clássicos de Mega Drive seria diversão garantida. Para ter uma idéia de como a Sega empacotou isso tudo e experimentar o jogo antes de uma possível compra, baixei a demo na PSN.

Continua após o salto.

A demo começa ao som de um tema baseado na época dos 16-bits, mas que não faz justiça nenhuma á época, sendo pouco inspirado, monótono e repetitivo. Já na tela principal, que apresenta o console e um lista dos ‘cartuchos’ disponíveis, temos 3 jogos desbloqueados: Sonic the Hedgehog 3, Space Harrier e Streets of Rage 3.

Streets of Rage 3

Streets of Rage 3

Motivado pela nostalgia, escolhi o jogo do porco-espinho azul. Daí começou a decepção: um pouco após a metade do primeiro estágio a demonstração é subitamente interrompida. Testei os outros dois jogos para validar a minha suspeita e lá estava a confirmação: após um tempo curto de jogo (e bota curto nisso), o mesmo é interrompido sem cerimônia, te deixando sem reação.

No meu entendimento, uma demo serve para motivar a compra de um jogo, e não o contrário. Com mais de 40 títulos disponíveis, não seria prejuízo para a Sega disponibilizar estes três na íntegra, ou ao menos deixar uma fase inteira de cada. A forma escolhida é um desrespeito ao consumidor e péssima estratégia: quem se interessa por uma coletânea destas, em geral, é um jogador mais antigo que teve contato com boa parte dos jogos listados. Como matar a saudade e voltar a ter vontade de jogar estes clássicos em menos de um minuto?

Space Harrier

Space Harrier

Outra decisão que tomaram e que não me agradou foi a de preencher a diferença entre a tela original dos jogos (4:3) para a resolução do PS3 (16:9) com papéis de parede, que mais distraem do que ajudam. Melhor seria deixar a tela com bordas pretas, como ocorre nos DVDs ou nos jogos do Virtual Console do Wii.

Resumindo, não perca seu tempo baixando e instalando esta demo, pois existem na própria PSN opções muito melhores e mais respeitosas com seus consumidores. De fato, esta demo só serviu para me desmotivar e desistir de comprar o jogo completo.

Veredito final: Perda de tempo.

Entry filed under: De Grátis!, DemoCracia, Warp Reviews. Tags: , , , , .

Acerte a artwork – resultado final E3 2009: Novo trailer de The Last Guardian

9 Comentários Add your own

  • 1. Intentor  |  junho 10, 2009 às 2:34 pm

    É, Mr. EdSom… tive impressões similares às suas, infelizmente…

    Responder
  • 2. EdSom  |  junho 10, 2009 às 3:00 pm

    Intentor,

    esta demo foi a maior decepção que tive com videogames recentemente, e olha que eu estava jogando Sonic and the Secret Rings… (vou falar desta bomba em breve num review)

    Responder
  • 3. maxi2099  |  junho 10, 2009 às 11:22 pm

    A foto do Streets of Rage que você colocou é do 2, não do 3. E essa idéia estúpida de “fechar” o emulador com pouco tempo de jogo veio da Nintendo em Smash Bross Braw.

    Responder
  • 4. EdSom  |  junho 11, 2009 às 1:10 am

    Corrigida a falha nossa. Os dois jogos tem gráficos bem semelhantes no estilo, e se não prestar atenção, dá mancada que nem eu dei :)

    Responder
  • 5. Robson França  |  junho 11, 2009 às 3:55 am

    Bom, eu comprei o jogo no 360. Os jogos em si são legais, mas tem faltas consideráveis, como The Revenge of Shinobi, Hang-On e Outrun. Fiz um review no meu blog (cheirando a pó por falta de uso, hehehe):

    http://www.robsonfranca.eti.br/node/21

    Abraços

    Responder
  • 6. Rafael "Barry" Ventura  |  junho 12, 2009 às 3:28 am

    Que isso, maxi! Demos que fecham com tempo existem há anos! Até sites como a popcap e kongregate fazem isso. É uma prática extremamente normal.

    Ah, e eu concordo com o Robson (ainda mais depois de ler a review dele). Essa demo pode até ser xumbrega, mas a coleção em si parece ser uma das melhores já feitas até hoje. Só de ter todos os Sonics, Streets of Rage, Phantasy Stars (até o 1 de Master!) e Shining Forces já vale a pena.

    Responder
  • 7. maxi2099  |  junho 12, 2009 às 2:22 pm

    Uma coisa é a demo ser o jogo incompleto e fechar com o tempo, outra é ser o jogo inteiro e também fechar.

    Responder
  • 8. Rafael "Barry" Ventura  |  junho 12, 2009 às 5:17 pm

    Falando como jogador, não vejo a menor diferença. E como produtor, se for mais fácil, também não. Acho paia ser um tempo muito curto, todavia.

    Responder
  • […] mas o mesmo não está disponível na versão gratuita. Fica registrado que, ao contrário de outras demos, esta respeita o jogador e cumpre seu propósito, que é o de disponibilizar uma parte do jogo que, […]

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


warpfeed

WarpStats

  • 552,055 hits

Warptwitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.


%d blogueiros gostam disto: