Mundo Cosgamer: Cobertura WCS 2009

julho 2, 2009 at 12:55 am Deixe um comentário

Por Luna Ishtar

A etapa brasileira do World Cosplay Summit aconteceu no dia 20 de Junho e contou com a participação de vários cosplayers tentando conseguir a primeira colocação e a oportunidade de representar o Brasil na final no Japão.

Todos os participantes do WCS 2009

Todos os participantes do WCS 2009

De quinze duplas participantes somente quatorze puderam comparecer, e cinco destas duplas fizeram cosplays de games para a final.

O WCS, ou World Cosplay Summit, é um concurso de cosplay criado e organizado pela TV Aichi, uma das maiores emissoras japonesas, que acontece anualmente para julgar o país com a melhor performance e fantasia. A etapa brasileira é organizada pela editora JBC, que fica encarregada de escolher quem será a dupla que representará o Brasil.

Esse é um dos concursos mais esperados do ano para muitos cosplayers. Chegar à final brasileira já é um feito, e ter a oportunidade de ir ao Japão representar o Brasil é impagável. Para se chegar à final de um WCS primeiro você deve conseguir uma das quinze vagas que são disputadas em vários eventos pelo país. As apresentações são sempre em dupla e contam com um tempo máximo de três minutos, e com trinta segundos adicionais para a montagem e desmontagem da apresentação (bem apertado, hein?).

Na etapa brasileira é permitido o uso de cosplays sobre personagens de origem japonesa, seja ele de um vídeo game, seja de um anime – não importa. Já na final japonesa somente são permitido personagens de algum anime e/ou manga de origem japonesa. Mesmo assim surgiu uma recente proibição do uso de personagens provenientes de séries da Shueisha, como One Piece, Cavaleiros do Zodíaco, Bleach, Dragon Ball entre outros,  o que acabou limitando ainda mais a lista de animes possíveis para a final mundial.

Essa última edição do WCS foi realizada no Espaço Hakka em São Paulo e contou com um ótimo espaço e atrações variadas antes do show começar. Vieram participantes de todos os cantos do país e todos fizeram bonito no palco.

As apresentações foram bem variadas desde uma Yubaba gigante, um mix de dança, interpretações impressionantes, lutas frenéticas, cenas românticas e dramáticas até uma paródia. Tiveram apresentações para todos os gostos. Das duplas que resolveram fazer um game foram duas de Final Fantasy X, uma de Final Fantasy VI, uma de Castlevania: Order of Ecclesia e uma de . Hack G.U.

Yubaba entrando em cena

Yubaba entrando em cena

A primeira dupla a se apresentar foi a de Gabriel Niemetz e a Jéssica Campos, campeões mundiais da edição de 2008, que fizeram uma apresentação sobre o longa do Miyazaki, “A Viagem de Chihiro”. O grande diferencial da apresentação foi a Yubaba gigante que falava e mexia o rosto todo, virando os olhos e apertando o queixo, uma coisa de deixar qualquer um bobo.

Kaneda e Tetsuo de Akira

Kaneda e Tetsuo de Akira

Logo depois veio a dupla Alessandra Fernandes e Petra Leão, com uma encenação bem fiel de uma cena de “Akira”, com direito à uma moto que acendia e andava no palco e o braço o monstruoso de Tetsuo, além de uma belíssima interpretação por parte das duas.

Você vai dançar até cair!

Você vai dançar até cair!

Paulo Roberto e Marah Suely vieram logo depois com uma apresentação bem descontraída de “One Piece” com os personagens Nico Robin e Jango. Muito bem coreografados e com uma desenvoltura bem legal, acredito que muitos se divertiram com essa apresentação.

Yuna sumona Valefor

Yuna sumona Valefor

Caroline Baranzeli e Tiago Diemer foram uma das duplas que apostou em um game para conseguir o título e fizeram uma das apresentações de “Final Fantasy X” mais fiéis que já vi. De Yuna e Tidus encenaram uma das mais importantes batalhas do jogo e ainda sumonaram o Valefor.  =D

Mononoke e Ashitaka

Mononoke e Ashitaka

Leandro Cardoso e Nathalia Lélis foram uma dupla que apesar de ter sido classificada com cosplays de Chrono Cross, resolveram aproveitar o talento musical de ambos para fazer a Mononoke e o Ashitaka de “Mononoke Hime” e cantar ao vivo, o que foi muito impressionante.

Karime Cruz e Yasmine Cruz apostaram em uma apresentação sobre o anime/game “.Hack G.U.”. As armaduras estavam muito bem feitas para um cosplay tão complexo e, apesar de não conhecer a série, acredito que elas foram bem fieis.

Angewomon e Angemon

Elília Rocha e Ítalo Felix se apresentaram com os cosplays Angemon e Angewomon de “Digimon” e deixaram todos bestas de como raios aquele cosplay enorme não caiu durante uma luta frenética, e com o chute bonito que Elília leva no meio da apresentação.

Ariana Caiado e Bruna Ribeiro seguiram a sua tradição de levar um cosplay da CLAMP para a final brasileira. Dessa vez elas foram de “Angelic Layer” e capricharam bastante nos cosplays, além de que a idéia de fazer as bonequinhas saindo da caixa é fenomenal.

Seimour e Shiva

Seimour e Shiva

Maurício e Mônica Somenzari, campeões mundiais da edição de 2006, foram com os cosplays de Seymour Guado e Shiva de Final Fantasy X, e impressionaram com a beleza dos cosplays, além de uma ótima apresentação.

Pedro Messias e Vivian Ribeiro se classificaram com Soul Calibur, mas resolveram apostar em Astroboy pra final. Eles conseguiram passar toda a fofura do Astroboy na roupa de Vivian que era mais acolchoada pra ficar com um corpo bem “Turma da Mônica”, e foi bem dramática, quase sem falas.

Geraldo Cecílio e Renan Aguiar, os felizardos que vão para o Japão em agosto, fizeram uma divertida apresentação de One Piece com os personagens Brook e Franky fazendo uma paródia com a música tema do filme “O Estranho Mundo de Jack” do Tim Burton.

Pirocóptero

Pirocóptero

Carolina Michelli e Tamires Fernandes usaram o Viral e Yoko do anime Tengen Toppa Gurren Lagann, fizeram o famoso “pirocóptero” da apresentação com a qual se classificaram, aliadas de uma boa interpretação.

Gabriela Birchal (vulgo eu) e Bruno Ribeiro foram outra dupla que apostou em um game, nesse caso o Castlevania: Order of Ecclesia. O forte da apresentação é a seqüência de luta bem intensa e coregrafada, que exigiu muitos ensaios.

Kefka e Terra

Kefka e Terra

Amanda Símola e Jeffrey Haiduk  impressionaram com uma interpretação muito boa dos personagens Kefka Palazzo e Terra Branford do jogo Final Fantasy VI. Uma das poucas duplas a não utilizar nada mais do que a roupa do corpo pra interpretar deixou o público surpreso com a fidelidade das interpretações dos personagens.

Infelizmente o Allan Lustosa e a Poliana Xenofonte, que se classificaram com os cosplays de Sailor Moon e Rainha Neherenia, não puderam vir devido a problemas com o vôo, que foi muito lamentado por parte de todos os participantes.

O resultado foi uma final bem satisfatória e diferenciada, sendo que todas as duplas participantes tinham total capacidade de representar o país fora. O Brasil mostra mais uma vez o quanto os cosplayers daqui são capazes e fazem bonito.

Sem cosplay esse pessoal não passa de um bando de loucos XD

Sem cosplay esse pessoal não passa de um bando de loucos XD

A colocação final foi:

1–  Renan Aguiar e Geraldo Cecílio

2- Alessandra Fernandes e Petra Leão

3– Maurício Somenzari e Mônica Somenzari

4- Jeffrey Haiduk e Amanda Símola

5– Gabriel Niemietz e Jessica Campos

6- Pedro Messias e Vivian Ribeiro

7– Leandro Cardoso e Nathalia Lélis

8- Carolina Michelli e Tamires Fernandes

9- Tiago Diemer e Caroline Baranzeli

10- Elília Rocha e Ítalo Felix

11- Bruno de Castro e Gabriela de Lima

12- Paulo Roberto e Marah Suely

13– Ariana Caiado e Bruna Ribeiro

14- Karime Cruz e Yasmine Cruz

15– Allan Lustosa e Poliana Xenofonte

Confira aqui as apresentações da final.

Anúncios

Entry filed under: Eventos, Game e Cultura, Mundo Cosgamer. Tags: , , .

Gincana Viral de Aniversário – Star Fox Quizz! Sábias palavras da Igreja Internacional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


warpfeed

WarpStats

  • 562,159 hits

Warptwitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.


%d blogueiros gostam disto: