Como foi 2009 pra você? – Parte 1

janeiro 11, 2010 at 4:00 am 6 comentários

Por Barry Burton

Vejam a parte 2 aqui

Mais um ano se passou e o mundo não acabou, de novo. Enquanto as pessoas mais importantes do planeta, como Schwarzenegger e José Serra, ficam discutindo sobre o aquecimento global em Copenhague (ironicamente, a 2ºC), nós fizemos coisas muito mais interessantes, como, por exemplo, jogar videogame!

Esse super-post dividido em três partes é dedicado a dizer quais foram nossa impressões individuais sobre esse maravilhoso ano de games, 2009. Um ano como há tempos não se via, com diversos lançamentos fantásticos.

E, claro, convidamos vocês, leitores, a participar! Escrevam para nós suas opiniões sobre esse ano que passou e compartilhem suas experiências!

Após o pulo, confiram as opiniões de dois de nossos redatores, Ryunoken e Maxi (que sofre de dislexia temporal e teima que SFIV e RE5 foram lançados em 2008).

RYUNOKEN

Balanço geral: O videogame que mais “bombou” aqui em casa foi o PS3, porém não tive tempo pra me aprofundar em nada. Então, muitas partidas de Street Fighter IV, que não ocupam horas e horas seguidas e pode ser ligado sempre que os amigos chegam, e pinceladas rápidas em vários outros títulos, como Little Big Planet, Burnout, e outros. O Wii ficou meio encostado até o fim do ano, quando adquiri meu cabo videocomponente e aprendi a ligar o volume no Wiimote, então comecei o Silent Hill (muito bom!) e o No More Heroes, mas testei quase tudo durante o ano. Joguei várias coisas no PSP, mas não consegui terminar o Crisis Core, e aproveitei que o meu é desbloqueado pra começar, pela trigésima vez, o Final Fantasy 6. Mas dessa vez é pra zerar! O DS ficou delegado a simples despertador, e agora no fim do ano peguei o Zeebo. No PC, emulação e algumas coisas pra testar, além de muitos indie-games.

Melhor jogo lançado em 2009: Batman Arkham Asylum, que trouxe o cavaleiro das trevas ao mundo dos games de forma competente. Como não joguei muita coisa esse ano, espero estar sendo justo!

Melhor jogo jogado em 2009: Street Fighter IV. Todo mundo joga, todo mundo se diverte, todo mundo bate e apanha, em maiores ou menores proporções. É só alegria e nostalgia.

Maior decepção lançada em 2009: King of Fighters XII. O pouco que foi mostrado ficou lindo, mas parece mais uma demo. Faltam cenários, modos, músicas e história, e ainda faltaram personagens pra tentarem chama-lo de Deatmatch. E ainda tiveram dois sacrilégios imperdoáveis: Deixaram o Ash Crimsom e não colocaram a Mai. Paciência tem limites.

Maior decepção jogada em 2009: Noby Noby Boy. Esperava muito, muito mais do criador de Katamari Damacy. O brinquedo interativo não cumpre a função, a falta de objetivos, de enredo, de propósitos ou atrativos irrita, e jogar algo apenas pela sua mecânica ou estranheza não vale a pena. É incrível a Noby Noby Girl, que cresce em direção ao cosmos conforme os usuários jogam, tenha alcançado o segundo planeta. Se ela encolhesse com a nossa decepção, estaria com uns 3 cm.

O que espera de 2010? Super Street Figter IV , Final Fantasy XIII, God of War III. Espero sincera e arduamente que a Tectoy acorde e melhore sua estratégia quanto ao Zeebo, e que esse seja um sucesso. E não seria pedir demais Dreamcast na PSN e bons jogos do Sonic. Seria?

MAXI

Balanço Geral: finalmente meu  PC roda tudo desde a metade do ano sem reclamar. De lá pra cá, joguei o Prince of Persia mais novo e um pouco de Batman, além de emuladores (porque eu não consigo mais ficar muito tempo sem encostar no meu controle arcade) e jogos indie, como Sonic Robo Blast 2, Sonic Rebirth, Nemesis Online e Tifa Tan X2 (favor não jogar este se vocês tiverem menos de 18 anos). Meu GBA também marcou presença com Yu-Gi-Oh! WCT 2006, provavelmente meu jogo mais jogado deste ano, que tem todas as cartas menos a Mula-sem-cabeça Preta Suprema e o Saci Branco dos Óio Azur. Além dele, aproveitei os Mega Man do GB clássico, que se equiparam (ou até superam no caso do último deles) os de nes, e a série Zero completa. E, aliás, que série boa. Está bem à frente da mais recente série ZX, que tinha futuro e merecia mais atenção da Capcom do que esses lançamentos 8-bits e jogos de RPG que aparentemente viraram prioridade na vida do personagem. No mais, meu Mega Drive (inclua aí toda a parafernalha de acessórios) também foi muito utilizado para relembrar e terminar coisas que eu não jogava a anos, como Phantasy Star 4, Lunar, Snatcher, Earthworm Jim, Warsong, Black Thorne e etc. Podemos encarar isso como um aquecimento para Pier Solar, que foi adiado novamente para março ou abril deste novo ano.


Melhor jogo lançado em 2009:
como a maioria, fico com o morcego.

Melhor jogo jogado em 2009: Mega Man Zero 4. Simplesmente perfeito, pois acabou com todos os problemas chatos e desnecessários das outras 3 versões (como o praticamente e até então inútil sistema de cyber-elfos e os requisitos quase desumanos para ganhar as armas dos chefes), embora o Zero 3 também chegue perto deste, e tem uma das melhores trilhas sonoras de todos os Mega Man.

Maior decepção lançada em 2009: vou ser obrigado a votar no KoF XII, porém verdade seja dita, a série já estava no fundo do poço antes do lançamento e o mesmo até que serve para jogar uns contras com o pessoal, além de quê já existiu coisa muito pior antes, como KoF 2001 e 2003.

Maior decepção jogada em 2009: Prince of Persia. A morte do seu personagem ser literalmente impossível e os controles fáceis para atrair um público maior de jogadores (sim, o público “casual”) são o menor problema desse jogo. Na minha opinião, o conceito de mundo aberto é a mesma coisa que vemos em jogos de RPG ou adventures como Zelda, e não aquela chatisse que temos em Shadow of the Colossus de mover do ponto A ao ponto B do mapa, matar o chefe e ocasionalmente voltar para o centro do mundo para repetir tudo de novo do mesmo jeito. Existem algumas magias que você aprende com o tempo para tentar quebrar essa rotina, mas de maneira inútil, já que elas só servem para você alcançar partes antes inacessíveis do cenário e pouco adicionam melhorias na jogabilidade. No entanto, pelo menos aqui temos algumas batalhas no caminho e as hilárias conversas entre Elika e o personagem principal (sim, porque o cara novamente não tem nome e desta vez nem príncipe ele é), que servem para deixar o jogo legal apesar de tudo. Se tivessem tentado criar algo novo em cima do que já tinham ao invés de  tentar copiar discretamente outro jogo teriam feito algo muito, mas MUITO melhor.

O que espera em 2010: Um monte de coisas, como Deus EX 3 (mal posso esperar para controlar novamente câmeras voadoras usando meu cérebro…), Aliens vs Predator 3 (…e também para furar cabeças com minha segunda boca), Tatsunoko vs Capcom made in USA e principalmente Pier Solar (tudo bem que eles não são uma empresa de jogos e trabalham nas horas vagas, mas seria bom se cumprissem o prazo estipulado pelo próprio time de vez em quando né?)

Fiquem de olho! Semana que vem tem mais!

Vejam a parte 2 aqui

Entry filed under: Matéria, Random. Tags: , .

Fantástico vídeo das novidades de Super Street Fighter IV Que batida é essa que abala o coração?

6 Comentários Add your own

  • 1. rafaguitar  |  janeiro 14, 2010 às 3:54 pm

    Enfim… para tal posto de jogo do ano, nomearia Call Of Duty modern warfare 2 (apesar q nao joguei o jogo do batima).. KOF XII realmente decepcao do ano ( lagrima escorrendo).. quem diria q a franquia tao poderosa e promissora de kyo e Cia comecaria a derrapar de 99 pra frente.. torci para que algo bom viesse, mas..lamentavel..

    concordo com o rapaz ai que Yu-Gi-Oh! WCT 2006, e blackthorne sao incriveis, e que gastei um bom tempo jogando.. mas 2009 joguei mais KOF 98, certeza..

    espero mto em 2010 tatsunoko vs. capcom (apesar de nao conhecer ninguem dos tatsunokos) mas tem tudo pra ser um crossover foda!, super street fighter, e (jah lancado no final de 2009 no japao) naruto accel 3 pro psp…ta eu sei.. tipico jogo de quem curte o anime… acredito que o jogo de luta nao tera nada de inovador, fora os personagens novos, mas eu gosto da serie, entao to esperando anciosamente jogar com os caras da akatsuki =].

    abs

    Responder
  • 2. Cesar  |  janeiro 14, 2010 às 4:26 pm

    Como não sou muito afoito, apesar de querer jogar PS3 e Xbox, meu ano de 2009 foi dedicado exclusivamente ao Wii, portanto segue a análise

    Melhor jogo lançado: New Super Mario Bros. Até pela reação curiosa, quando o pessoal disse que era uma droga sem ter jogado, e semanas depois figurava entre os mais vendidos e aclamados.

    Melhor jogo jogado: Difícil dizer porque me preocupei em jogar a nata do Wii. Super Mario Galaxy é unanimidade, mas também destaco especialmente o Resident Evil 4, tenso, imersivo e longo o bastante, e o Okami, uma obra prima que deveria ser mais badalada.. que outro jogo te faz se debulhar em lágrimas no meio da luta com o final boss??

    Maior decepção: Fiquei decepcionado que o No More Heroes não é mais exclusivo :(

    O que espera: 2010 promete ser ainda melhor, com No More Heroes 2, Metroid M, Super Mario Galaxy 2, Monster Hunter 3, Epic Mickey e o novo Zelda.

    Quando estiver jogando PS3 e Xbox escreverei a impressão de ambos também.

    Responder
    • 3. maxi2099  |  janeiro 14, 2010 às 9:50 pm

      Seu comentário me fez me perguntar se as pessoas que jogaram Okami também derramam lágrimas enquanto batem no Yami no Tatsunoko vs Capcom.

      Responder
      • 4. Cesar  |  janeiro 15, 2010 às 5:07 pm

        Nesse caso não, porque ninguem ia parar a luta pra fazer uma prece coletiva e de agradecimento, ainda mais pro Yami, que merece PORRADA!!

  • 5. Como foi 2009 pra você? – Parte 2 « WarpZona!  |  janeiro 19, 2010 às 7:04 pm

    […] passada vocês conferiram a opinião de dois de nossos redatores, Ryunoken e Maxi, sobre esse ano que se passou. Agora vocês […]

    Responder
  • 6. Level up! Como foi 2009 para você? EXTRA «  |  novembro 4, 2010 às 9:47 pm

    […] Parte 1: Ryunoken e Maxi […]

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


warpfeed

WarpStats

  • 552,096 hits

Warptwitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.


%d blogueiros gostam disto: