Tutorial: jogando fliperama on-line no Supercade

julho 29, 2010 at 5:30 pm 5 comentários

por maxi

Como jogar on-line no Supercade

Hoje teremos um tutorial de fácil acesso ensinando a jogar um monte de coisas de arcade on-line, como jogos de luta, shoot’em ups, beat’em ups e etc, usando simples roms do emulador Mame e conexão feita pelo próprio navegador, com mínimas lags. O programa que nos permite fazer isso é o maravilhoso Supercade.

Atenção: Não me responsabilizo por problemas causados por você, sejam no S.O., modem ou qualquer outro dispositivo usado no processo. Faça tudo por sua conta e risco. Também não informo sites para baixar roms, descubra sozinho.

Primeiro passo: entendendo o Supercade

O Supercade, antigo 2DF, é um site dedicado a jogatina on-line onde você cria seu perfil e seleciona uma lista de jogos lá disponíveis para criar sessões onde os demais membros podem te desafiar ou chamar para partidas cooperativas. O trabalho é compartilhado entre o Firefox, o Net Framework (uma aplicação disponibilizada nas atualizações do Windows) e o emulador, que só funciona na hora das partidas, após o requerimento feito pelos dois anteriores.

O 2DF possuía uma tela com informações dos jogadores e chat para se comunicarem antes das partidas. Ele foi modificado devido a inúmeras reclamações com os criadores a respeito da conduta de certos usuários nesse chat (principalmente de nós, brasileiros), e resolveram adotar uma nova interface voltada mais para o uso do navegador, sem salas exclusivas de cada jogo e onde só é possível conversar com os jogadores no meio das partidas. Com isso, mais jogos também passaram a ser suportados.

O primeiro passo para usar o Supercade é se cadastrar no site oficial deles (http://www.supercade.net), mais especificamente na aba “Login” e depois “Create New Account”, criando seu usuário, login (que é seu e-mail) e senha, assim como também definir algumas coisas como sua nacionalidade, muito importante para boa conexão. Na época em que eu me cadastrei, ainda quando era 2DF, tinha de confirmar o cadastro através de um e-mail que eles te mandavam. Acredito que ainda hoje é assim, mas de qualquer forma é tudo muito intuitivo, não tem como errar.

Segundo passo: preparando seus aplicativos

Agora que você já tem seu cadastro, vamos baixar o Net Framework no site da Microsoft: http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?displaylang=pt-br&FamilyID=ab99342f-5d1a-413d-8319-81da479ab0d7

É só baixar e instalar, é bem intuitivo. Pode acontecer do Windows pedir para ser reiniciado, aí é só fazer isso no PC. Caso o aplicativo não possa ser instalado é sinal de quê você precisa atualizar o Windows no site do Windows Update, lembrando que pode ter problemas no caso do Windows ser pirata, que podem ser contornados de maneiras que obviamente não serão descritas aqui.

Pois bem, depois de instalado o Net Framework, agora precisamos colocar o Firefox para trabalhar com o aplicativo instalando um plugin (desculpem os usuários do IE, mas já passou da hora de vocês aposentarem esse navegador). Basta acessar o seguinte endereço no próprio FF e clicar no “Accept and Install”, lembrando que muito provavelmente vai surgir aquela janela superior dos plugins com o botão para você clicar na hora em que solicitar a instalação: https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/addon/9449/eula/86332?src=addondetail

Depois disso é só reiniciar o Firefox e baixar as roms de Mame que você deseja jogar, jogando todas dentro de uma pasta sem descompactar. O Supercade não necessariamente trabalha com as versões mais atualizadas de cada uma assim como o Mame, então caso uma não funcione (cujo procedimento será visto daqui a pouco), é só baixar em sites diferentes ou tentar encontrar um pack via torrent ou algo do tipo, com todas já preparadas.

Terceiro passo: configurando o Supercade

De volta ao site deles, faça login e clique na aba “Settings”.

Lá dentro você pode mudar sua senha, se quiser. É importante verificar o número de ping da segunda opção, que é o tempo de resposta que você considera aceitável para jogar com outro usuário. Eu recomendo deixar no 150. Nas partidas contra brasileiros (e alguns poucos estrangeiros), dificilmente o ping passa desse número, e eu também não reparei muita diferença de lag de números por volta de 50 até os 150. De qualquer forma é bom dar preferência as pessoas daqui, a pesar de que o programa não deixa você se conectar com alguém com ping maior do que aquele deixado por você aqui nas configurações. Por fim, a opção “Play and Wait”, quando marcada, faz o jogo iniciar no modo de um jogador mesmo e ir jogando enquanto outra pessoa não tenta se conectar a você, igual em fliperama. Eu gosto de deixar marcada para ir matando o tempo quando eu mesmo abro a sessão.

Agora vamos para a aba “Games”.

Clicando lá, caímos em uma tela com todos os jogos dispostos em ordem alfabética, bem como o nome das roms necessárias para cada jogo ao lado, para caso você tenha dúvidas sobre qual precisa baixar. A estrela na direita pode ser marcada para seus jogos favoritos ou os que deseja jogar, ela facilita fazendo estes jogos aparecenrem nessa listagem logo de cara e pode ser usada ainda para criar várias sessões simultâneas dos jogos que você marcou, para não ter de ficar esperando alguém se juntar a apenas um jogo específico. Vá navegando e marcando aqueles que você achar necessários.

Após isso, clique na seta azul ao lado da estrela para começar a jogar qualquer jogo sozinho. Na primeira vez será exigido que você indique o diretório onde estão salvas todas as roms. Depois do aplicativo carregar um monte de coisas, a tela inicial vai se abrir (ou não, caso a rom não seja a versão correta, como já discutimos). Também é provável que o firewall do Windows reclame que o Supercade está tentando se conectar com a internet, e neste caso é só mandar ele aceitar o programa na janela que abre.

Vá em “Game” e depois “Map Controls” e configure tudo como bem quiser, seja no controle ou teclado. É necessário fazer essa configuração em todos os jogos que você vai jogar, e por isso mesmo é bom fazer antes de começar a jogar on-line. Teste no jogo e quando terminar é só fechar a janela do mesmo e ir repetindo o processo nos demais. Também estão disponíveis opções de configuração de vídeo, lembrando que o fullscreen é o bom e velho Alt+Enter e caso queira abrir o chat é só apertar “T” uma vez e digitar.

Agora clique lá em cima na aba “Sessions”, voltando para a página inicial. Ali você vê todas as sessões disponíveis já abertas por outros usuários. Se quiser se juntar a alguma, é só clicar na seta azul nessa mesma página e esperar a conexão.

Caso queira iniciar a sessão você mesmo, clique no “Create Session” e depois escolha o jogo cuja sessão você queira hospedar ou mesmo todos os seus favoritos, como dito anteriormente. Aí é só esperar alguém entrar na sessão para iniciar ela ou então ir jogando contra o computador até isso acontecer.

Quarto passo: abertura de portas no modem

Pode acontecer de você não conseguir iniciar sessões por falha na conexão devido a portas fechadas no modem. Neste caso, você precisa abrir elas e pode usar duas formas diferentes.

A primeira é configurando seu modem para só se conectar ao fazer discagem. Fica meio difícil de falar como fazer isso porque varia de modem para modem, mas normalmente é uma tarefa fácil cuja opção consta naqueles CDs de instalação que acompanham os mesmos. É só tacar o CD no micro e reconfigurar a conexão de internet com seus dados e ativando essa opção, igual quando você instalou a internet da primeira vez na sua casa. Mas atenção, esse tipo de conexão tem uns problemas. Além de ser pouco prático você ter de ficar mandando o modem se conectar toda a hora que religar o mesmo, ainda tem o fato de que isso dificulta em certos aspectos o acesso caso mais de uma máquina desfrute da mesma conexão na sua casa, como aqui, por exemplo, onde um PC envia a internet para outro via wireless.

A segunda opção é abrir as portas manualmente nas configurações do modem, caso ele se conecte automaticamente ou por qualquer motivo as portas ainda estejam fechadas mesmo configurado como descrito acima. Para isso, você precisa de saber o número de IP do modem e digitar o mesmo no navegador. Um número padrão é o 192.168.1.1, mas tem modens que usam outros números, aí você vai ter de descobrir qual é usando o manual ou pesquisando pela internet de acordo com o modelo.

Após digitar e teclar Enter, o modem provavelmente vai pedir nome de administrador e senha, que também variam dependendo da configuração padrão de cada modem ou podem já ter sido preenchidas antes. Caso não saiba quais são, pesquise na internet novamente ou no manual e tente entrar com o default dos dois. Se ainda sim não conseguir, resete o modem naquele botão pequeno que fica meio escondido para dentro do mesmo e depois reconfigure sua conexão com o CD de novo, inserindo novamente o default nos dois campos.

Você vai cair numa tela parecida com essa abaixo (ou igual, se seu modem for um Thomson TG508):

Você vai ter de procurar onde fica a parte de compartilhar aplicativos ali. No meu caso, está na caixa de ferramentas, em um link chamado “Compartilhamento de jogos e aplicativos”.

Repare nas opções para ver se consegue se localizar melhor no setup de seu modem. No caso do meu, preciso clicar em “Crie um novo jogo ou aplicação”. As configurações do Supercade estão disponíveis na imagem porque eu já havia feito antes, mas depois de criadas e selecionadas é ali que ficarão.

Nomeie a aplicação como Supercade e mande configurar manualmente as portas.

As portas trabalhadas pelo Supercade são a 27886 TCP e UDP. Deixe como protocolo primeiramente o TCP, depois coloque no “port range” 27886-27886 e o mesmo no “para traduzir”. Atenção, não coloque nada nos outros campos ou não dará certo, eu fiquei um tempão quebrando a cabeça para descobrir isso. Mande adicionar e depois preencha novamente a mesma coisa mas mudando o protocolo para UDP.

Agora é só atribuir a configuração criada ao dispositivo de rede. Certifique-se de que a opção UPnP esteja marcada, escolha o “Supercade” que você criou na lista e coloque o endereço IP da sua máquina (é provável que ele só te dê uma opção). Pronto, isso vai abrir ambas as portas no modem.

Quinto passo: resolução de demais problemas

Uma coisa que pode acontecer ainda que raramente é o Supercade não reconhecer seu controle. Neste caso, baixe o programa joy2key e configure os comandos no teclado mesmo, depois atribua as mesmas teclas aos botões dentro do programa.

Se você está enfrentando lag nas partidas (eu diria que o normal do programa com uma conexão boa é de 95% do tempo de jogo sem lag), diminua o ping e vá experimentando novos valores até atingir um bom resultado. Lembrando que conexões wireless dão muito mais lag que as normais. Na época que eu tinha uma internet via rádio de 300kb eu só conseguia jogar normalmente com os poucos brasileiros cujo ping dava menos de 40 aqui. Tem gente que afirma conseguir boas conexões mesmo usando internet discada em alguns jogos mais simples.

Caso você não consiga abrir as portas do modem, pode tentar jogar apenas entrando em sessões já criadas (prática um tanto comum lá). Eu nem isso conseguia com minhas portas fechadas depois da transição do 2DF para o Supercade, então é uma coisa de pessoa para pessoa.

Uma alternativa seria tentar jogar no ArcLive, um programa similar feito por chineses que aceita a maioria das partidas sem abertura de portas. Dizem inclusive que as lags dele são praticamente inexistentes mesmo jogando com estrangeiros de longe como chineses. No entanto, devo ressaltar que existem poucos jogadores disponíveis nesse sistema e eu nunca consegui participar de uma disputa, isso porque eles ou desfaziam a sala em que eu entrava e refaziam logo em seguida, ou não entravam nas minhas. Provavelmente por causa de alguma panelinha idiota contra novatos, já que o programa informa todas as características das partidas realizadas de cada um.

É isso, quem quiser me enfrentar no Supercade é só procurar pelo meu nick normal “maxi” e se preparar para a surra. Também podem tentar montar um controle arcade como ensinado no meu outro tutorial para melhorarem suas chances.

Você também pode baixar esse tutorial em um arquivo .doc aqui: http://www.megaupload.com/?d=DBMNB9F0

Thiago de Castro Ventura, o maxi.

Entry filed under: Jogue Agora!, Tutorial Stage. Tags: , , , , , , .

Tá bonito? Super Street Fighter IV em imagens para 3DS MMO FTW, multiplayer de verdade

5 Comentários Add your own

  • 1. Youham  |  julho 29, 2010 às 7:17 pm

    Eu sou muito pato no 2DF.

    Responder
  • 2. Jean Cliff  |  setembro 15, 2010 às 11:48 pm

    Estou com problemas….
    Minha internet é a radio, portanto não uso modem, porem quando vou conectar recebo a mensagem que a porta está bloqueada, ja desativei o firewall do windows e até mesmo o do antivirus kis2010, neim assim consigui conetar, será que é pelo fato de eu não obter um modem?

    Responder
    • 3. maxi2099  |  setembro 16, 2010 às 12:27 am

      Eu também tinha esse problema quando usava internet via rádio. Você pode tentar conversar com a empresa que te fornece a internet e pedir para eles liberarem as portas para você. Pode acontecer deles fazerem corpo mole de propósito e não liberarem, ou mesmo falarem que está liberado sendo que na verdade não está (o que, dependendo do contrato de prestação de serviços, é ilegal). Esse povo é complicado, mas como já fazem muita coisa errada diariamente é só você ameaçar entrar na justiça ou levar no Procom que eles ficam com medo.
      Se você não conseguir que eles liberem, só vai poder tentar jogar entrando em sessões já criadas.

      Responder
      • 4. Jean Cliff  |  setembro 16, 2010 às 8:57 am

        Valeu por esclarecer minhas dúvidas, seu tutorial ficou excelente parabéns!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


warpfeed

WarpStats

  • 552,055 hits

Warptwitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.


%d blogueiros gostam disto: