Minha primeira experiência com o PS3 Move

setembro 28, 2010 at 1:12 pm 16 comentários

por Philip Mangione

Voltei de viagem semana passada, com um Move novinho na mala. Depois de umas 24 horas me recuperando do fuso horário, finalmente tive forças pra abrir a embalagem e testar o controle. Eu trouxe também um game, Kung Fu Rider (que descobri ser bem ruinzinho). Além do game, o disco trouxe umas 6 demos de outros títulos. Start the Party, Sports, Eye Pet, etc. Antes de comprar o Move, eu comentava com meus amigos que na minha opinião o PS3 atingiu o ápice da evolução dos games, nessa última leva de títulos como Uncharted 2, Demon’s Souls etc. E que a partir do ano que vem, com o foco da Sony sendo o Move e o efeito 3D nas TVs, veríamos o início de uma queda na qualidade “hardcore real” que na minha opinião somente o PS3 ainda alimentava. Bom, coloquei Kung Fu Rider no meu PS3. Instalei as demos, e mergulhei de cabeça. “Vamos ver…”

A Sony está 100% focada no Move (e no 3D)

A primeira demo que joguei foi The Shoot, um game de tiro tradicional no estilo Time Crisis, House of the Dead. Nunca foi tão chato e monótono passar por duas fases cheias de bonecos de madeira. A idéia é que você esteja protagonizando um filme, com o diretor fazendo comentários como “é isso aí, que rapidez” ou “impressionante esse tiro” ou ainda “essa cena ficou demais”. O problema é que o diretor parece estar quase dormindo, a ação é extremamente lenta, você realmente atira contra bonecos de madeira (cenários), não existem itens secretos ou qualquer surpresa no jogo, é tudo facilitado, mal feito e chato.

Parece muito mais dinâmico do que realmente é

Depois fui pra Start the Party, o game mais Wii do pacote. É uma coleção de minigames “para a família”. Nesses minigames você se enxerga pela câmera, com algo nas mãos como um pincel, ou uma raquete, etc. No primeiro, você esmaga moscas gigantes. Em outro minigame, você tem que pintar formas geométricas simples “na tela”. Legal pras crianças. Mas perto de Demon’s Souls, WTF. Chorei, socorro, não quero ver o fim do meu PS3.

O que era pra ser o mais casual do pacote é o que dá a melhor impressão do Move

O título de esportes a mesma coisa. Resposta boa, mas são minigames beeeem simplificados. Kung Fu Rider, nem vou perder muito tempo descrevendo. Só digo que não tem história ALGUMA, todo início de fase o personagem repete a MESMA frase, toda fase é praticamente igual, a resposta dos comandos é péssima (culpa do game, não do Move) e o posicionamento de comandos nos controles é contra-intuitivo. Os outros games me impressionaram mesmo ainda. Mesmo Echochrome 2, que é uma idéia original, é bem monótono e mais um gimmick do que um game.

Nessa viagem semana passada, eu tive a oportunidade de visitar o próprio prédio da Sony Computer Entertainment japonesa, e os próprios desenvolvedores first-party frisaram que eles estão com a política de 100% de apoio ao move e ao 3d. Eu realmente não entendo a necessidade disso, já que o PS3 vinha crescendo constantemente no mercado e no coração dos gamers.

Tenho medo do futuro

No final, pra ser justo, o Move me pareceu um bom hardware, com resposta melhor que o Wiimote mas ainda tem um pouquinho de lag. Uma vantagem é ter dois botões (ainda que pequenos demais) bem encostados no seu dedão quando vc está com ele apoiado no botão “Move” (o botão A do Wiimote). São o X e o O. Os outros dois, triângulo e quadrado, estão mais pra cima e não são práticos, dão a mesma sensação de quando você é obrigado a usar o D-Pad do Wiimote, tem que esticar a mão e sair da posição natural. Mas X e O já são boas adições. O maior diferencial do controle é que ele realmente reflete 1:1 o posicionamento espacial, é impressionante. Nos games onde você se vê pela câmera com uma arma, raquete ou objeto na mão, esse item realmente fica seguindo 100% sua mão, não importa pra que lado você a gire ou movimente. Se você soltar o controle rolando-o sobre uma superfície, o objeto na tela rola sobre a superfície de forma extremamente fiel. Pena que no final das contas os games vão ser focados no casual e na mesmice, e esse potencial não vai ser muito aproveitado. Tomara que eu esteja errado. Mas até lá, já vendi meu Move no MercadoLivre, menos de 24 horas depois de ter aberto a embalagem.

Tem potencial, quem sabe um dia...

Entry filed under: Em Mãos, Gadgets & Toys, Hardware, Matéria, Mercado e Indústria, Warp Reviews. Tags: .

Cassino Street Zone + Box Art Um monte de jogos do 3DS (Atualizado)

16 Comentários Add your own

  • 1. Filipe Soares Dilly  |  setembro 28, 2010 às 11:14 pm

    Que pena Rafa. Tenho a mesma sensação que vc em relação a todos o VG’s. O console que eu mais to curtindo é o PSP. Muito bom, recomendo um! (ta muito tranquilo comprar jogos =))

    Responder
  • 4. Julio Soares  |  setembro 29, 2010 às 10:52 am

    Poxa cara, mas espera sair Killzone 3, Socom ou joga Resident 5 Gold Edition e tire conclusões depois desses jogões, esses casuais devem ser um porre mesmo.

    Responder
    • 5. philipmangione  |  outubro 5, 2010 às 1:47 pm

      Sim, como eu escrevi, quem sabe um dia valha a pena. Por enquanto, meh.. (e RE5 eu pessoalmente não gosto do game em si..)

      Responder
  • 6. Éder  |  outubro 13, 2010 às 4:47 pm

    Também comprei o meu ps3 move, e a impressão que eu tive não foi a mesma. O ps3 move é bem melhor do que o WII, o único problema mesmo são os jogos, com excessão do SPORT CHAMPION. Nele realmente nós temos a impressão de que estamos jogando ping pong em tempo real. Agora, eu comprei outro jogo ontem, RAQUET SPORTS, que tem o mesmo título para o WII, e a impressão que eu tive era que realmente eu estava jogando um jogo de wii no playstation. A moral da história é que os produtores de software ainda vão penar um pouquinho para desenvolver a emoção real do jogo. O sport champion eu dou nota 10. Agora, jogar o RAQUET SPORTS dá na mesma de jogar um jogo qualquer de WII. Acredito que o jogo The Fight Lights Out e o Sorcery vão ser bem melhores. Philip, por favor, tente jogar o SPORT CHAMPION, sua impressão sobre o ps3 move com certeza vai mudar.

    Responder
  • 7. zano  |  outubro 30, 2010 às 11:37 am

    Esse jogos iniciais para o Move são bem fracos! Mas veja muitas possibilidades para o Move. Depende das produtoras.

    Ate agora so gostei de jogar o SPORT CHAMPION e TIME CRISIS!

    Vamos esperar para ver.

    Responder
  • 8. Tamir  |  novembro 9, 2010 às 4:15 pm

    Olha, joguei o MAG e achei muito bom o ps3 move, a resposta é muito boa. Tem que jogar jogos ”grandes”, esses iniciais é só para diversão com outros mesmo.

    abs

    Responder
  • 9. cristina  |  fevereiro 8, 2011 às 4:03 pm

    oie, eu acabei de comprar o ps3 e move, e nunca pensei que fosse ser ÓOO, por enquanto estou gostando bastante. esse jogo The Shoot realmente é RIDICULOOOO,kkkk, mas os de sports são legais, baixei na net um de exercícios, irei testar hoje quando chegar em casa, vamos ver se vai ser legal. Abraços! Ainda sou mais o MOVEEEE!

    Responder
  • 10. fernanda  |  abril 4, 2011 às 8:50 pm

    oi crfistina, me passe dicas de como baixar na net o de exercicios.. comprei o meu move e ainda nao joguei nada alem do sports q comprei junto.

    obrigada abraços

    Responder
  • 11. Santos  |  abril 21, 2011 às 4:00 pm

    Nunca joguei Wii nem kinect, só joguei Master System e Saturn e realmente me divertia muito com seus acessórios, com pistolas super precisas. Aluguei o Move por uma semana, nao achei lá essas coisas, Shoot embora muito bem adequado para o Move, achei muito rídiculo aqueles bonecos de madeira, Sports ficou bem feito para o Move, mas é apenas uma experiência de momento, KillZone 3 achei muito ruim a sensibilidade do move mesmo colocando no mínimo, e obviamente qualquer movimento indesejado q vc faça com sua mão para o jogo, o jogo responde ao movimento, isso atrabalha muito, cansa muito tentando evitar isso, mas não tem jeito né, faz parte, só achei forçação de barra usar esses tipos de jogos para o Move. Esperava mais diversão e não dificuldade… Mas ainda tenho esperanças, vou alugar o jogo de Tennis pra ver se é divertido.

    Responder
  • 12. kakakakakaakakak  |  julho 16, 2011 às 5:27 pm

    pegao dragomball e amis divertido

    Responder
  • 13. Alana  |  outubro 23, 2011 às 11:30 pm

    Olha tenho um move e acho muito legal principalmente porque eu comprei ele junto com o ps3(veio um kit).

    Responder
  • 14. Marina  |  novembro 9, 2011 às 10:46 am

    Eu e meu marido estamos nos preparando p/ comprar nosso primeiro console, a grande dificuldade tá em escolher qual. Eu adoro jogos de movimento, coisa q consigo c/ o Wii e maravilhosamente c/ o Kicnet, principalmente os de dança. Já ele adora jogos de ‘missão’, lutas, etc… o q o ps3 promete c/ a possibilidade de jogar on-line e a interface Windows….. estou quase cedendo à opção dele pelo PS3 c/ a esperança do Move ser tão divertido qto. o Kicnet, mas ainda ñ ouvi opiniões a respeito. existem jogos de dança p/ o ps3 tb?? São tão legais qto???? helpp meee

    Responder
  • 15. Tiago  |  novembro 29, 2011 às 12:21 am

    Eu estava na duvida em gastar toda essa grana com o kit mais um move adcional e o outro controle de movimentos.. mais quando cheguei em casa e instalei essa parafenalha toda eu adorei joguei tanto volei que estou todo dolorido.. os movimentos são bem fieis.. tem alguns jogos que são bem ruinzinhos mais vale muito a pena.. ressucitei meu ps3 que so tava usando pra ver filmes.. rssss nota 9

    Responder
  • 16. Queridão  |  novembro 29, 2011 às 8:58 am

    Marina, não sei se deu tempo de ver esta mensagem, mas o meu caso com a esposa foi semelhante. Arrisquei e fiquei muito satisfeito com o conjunto console-move. Tem sim jogos de dança legais (veja os comerciais no youtube). Aliás, os videos do youtube foram decisivos para eu comprar o move junto. Ontem ficamos jogando por horas o Sports Champion (arco e flexa e disco) mas tem muita coisa nova e outras que prometem.

    Responder

Deixe uma resposta

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


warpfeed

WarpStats

  • 552,055 hits

Warptwitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.


