Você já podia ter jogado o Kinect… em 2005

novembro 5, 2010 at 9:58 am 5 comentários

por Barry Burton


Acredite, esta foto NÃO é uma montagem!

Hoje me deparei com um artigo do ótimo escritor Brad Gallaway na gamecritcs.com que me deixou curioso:

“O Kinect saiu na noite passada, mas você não me acharia na fila esperando por um. Os jogos de lançamento são banais, e no topo de tudo parece que praticamente todos os jornalistas de games esqueceram que o EyeToy da Sony já existiu.

Eu possuo um EyeToy e joguei o Kinect várias vezes, e ambos são praticamente a mesma coisa. Claro, o Kinect é mais avançado e (provavelmente) mais tecnológico, mas o fato permanece de que os dois compartilham do mesmo conceito geral e performam essencialmente as mesmas funções. Dito isso, acho incrivelmente encucante que nem um único artigo de análise que li até agora tenha comparado os dois.”

Bom, como eu mesmo nunca tive um EyeToy, e nem pretendo ter um Kinect, fiz uma rápida pesquisa comparativa, e achei um vídeo que diz tudo:

Ainda não acreditam na “semelhança”? Olhem a capa destes dois jogos de PS2. Sim, eles se chamam Kinetic.

Não estou dizendo que a Microsoft simplesmente copiou a Sony, isso é papo de fanboy. Nem vou questionar a qualidade dos jogos, já que não joguei nenhum (apesar de que vocês sabem qual é minha opinião – mais clara nos comentários daí).

Acho impressionante como uma campanha de marketing bem arquitetada consegue apagar da memória da indústria inteira algo que já existia. Dizer que o que você está fazendo é “inovador”, “nunca foi feito antes”, blablablá, uma conversa de marketing que se torna um mantra na boca dos consumidores é algo extremamente poderoso. Ao meu ver, a única coisa realmente diferente entre o Kinect e o EyeToy foi a massiva campanha publicitária.

E o pior: se em algo tão simples como a indústria dos videogames já contamos com uma mídia tão poderosa que pode manipular a história tão recente, imaginem o que não acontece na mídia “de verdade”? Até onde a responsabilidade e profissionalismo dos jornalistas falam mais alto que contratos e propostas?

Onde nossa indústria vai parar?

Confiram o artigo original.

Agradeço ao leitor Kenshin pelo toque dos jogos de PS2.

Entry filed under: Mercado e Indústria, Sério Agora.... Tags: , , , , , .

Trabalho de meio período do Blanka A evolução dos jogos FPS

5 Comentários Add your own

  • 1. Intentor  |  novembro 5, 2010 às 10:06 am

    Faz todo o sentido, Mr. Barry!

    Eu mesmo já comentei com várias pessoas sobre isso, inclusive na época de lançamento do Wii.

    Tenho a EyeToy e vários games dela há anos e quando vi o Wii e mesmo o Kinect rapidamente disparei que games similares já tinham sido criados para o eterno PS2 – e ainda convidei os mais descrentes a conferir na prática que a tecnologia funcionava bem.

    Seja o que for, gosto do Wii, gostei do Move e tenho interesse em brincar com o Kinect nas futuras atualizações do XNA para ver o que o brinquedinho realmente pode oferecer.

    Responder
  • 2. kuantou  |  novembro 5, 2010 às 10:09 am

    um é kinect e outro é kinetic

    Responder
  • 4. Red9ro  |  novembro 5, 2010 às 11:55 am

    Cara se for pensar, até a Nintendo fez isso com o Wii.

    Responder
  • 5. O Kinect também lê pensamentos «  |  novembro 21, 2010 às 6:02 pm

    […] Kinect é muito mais avançado do que pensávamos: ele também ajusta automaticamente o seu carro na pista porque controlá-lo com um volante […]

    Responder

Deixe uma resposta

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


warpfeed

WarpStats

  • 552,230 hits

Warptwitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.


