Cuidado, gamers desavisados!

março 8, 2011 at 11:17 am 9 comentários

por maxi

No ano passado, eu fiquei sabendo através de terceiros de um site que realiza leilões através de lances que aumentam o preço do produto de 1 em 1 centavo. A cada lance novo, o tempo de finalização do leilão reseta para seus 15 ou 30 segundos padrão até que outra pessoa dê o lance e suba o preço em mais 1 centavo. No final, o produto é arrematado pelo preço em que ninguém mais cobriu e o vencedor teoricamente paga, além disso, o valor do frete para receber a mercadoria. Legal, não é?

Esse site é, especificamente, o Uaiclick, embora possua outros diferentes domínios com outros nomes mas os mesmos produtos sendo leiloados. Quando me informaram dele, falaram que seria um bom recurso para comprar consoles e jogos baratos, que eventualmente surgem nos leilões. Eu resolvi me cadastrar só para ver como era e havia esquecido da existência do site até ontem, quando minha curiosidade me levou para lá de novo. E foi aí que eu notei alguns detalhes muito curiosos, que irei contar para vocês logo abaixo.

Pois bem, eu entrei no Uaiclick mais ou menos por volta de meio-dia e me deparei com o leilão de uma TV que havia se iniciado ás 10:00 e ainda estava com o valor muito baixo. Algo que reparei foi que um usuário, especificamente o com o nome de felipedrea, parecia muito determinado a levar o produto, pois ele sempre cobria todos os lances dos demais usuários.

Por volta de umas 18:00 eu entrei lá de novo e vi que esse mesmo leilão da TV ainda estava correndo e o mesmo usuário ainda estava cobrindo todos os lances dos demais. Na hora eu pensei algo do tipo “minha nossa, ele deve estar querendo mesmo essa TV para ficar 6 horas seguidas na frente do monitor clicando na página”. Mas o que me espantou mesmo foi quando eu fiz meu último acesso um pouco antes de ir dormir, quase dando meia-noite.

Esse tal de felipedrea ainda estava ativo no mesmo leilão, cobrindo todos os lances. Eu pude observar que, enquanto que a maioria dos usuários dava o lance perto dos últimos segundos, resetando o cronômetro em seguida, este não se preocupava com o tempo restante, se preocupava apenas em cobrir o último lance poucos momentos depois de dado.

Hoje, quando acordei, entrei no site novamente para ver o resultado dessa disputada TV, e não tive nenhum espanto ao ver que ela foi arrematada pelo mesmo “cara”:

Como se já não fosse muito estranho uma pessoa ficar, no mínimo, 12 horas na frente de um PC clicando em intervalos regulares de poucos segundos (tudo bem, alguns jogadores de MMORPG conseguem essa façanha), outra coisa que chama a atenção foi a quantidade de lances que ele deu. Reparem que o valor de mercado que consta ali é R$999,00, então se você levar uma TV dessas pagando R$152,77 mais R$59,94 de frete vai estar fazendo um ótimo negócio, não é?

Não necessariamente. No site, eu vi que o valor mínimo de custo de cada lance (tirando os 5 iniciais que você “ganha de presente” ao se cadastrar) é de R$0,50, e isso só comprando um “pacotão” deles. Agora façam as contas comigo: se ele deu 4213 lances, gastou, no mínimo, R$2106,50 só com estes. Juntando com o preço final do leilão mais o frete, essa “pessoa” gastou no total R$2319,21 para comprar uma TV de R$999,00.

O que isso significa? Que o site não passa de uma falcatrua que coloca bots para cobrirem os lances e o produto não sair de lá, se é que este existe mesmo. Não foi difícil encontrar pela internet outras pessoas reclamando da mesma coisa. Então, fica aqui o alerta para todos os gamers que acessam nosso blog: não se cadastrem nesse trosso achando que vocês possuem chances de levar algum PS3, Wii, iPad ou qualquer outra coisa oferecida lá, porque vocês não tem, e se conhecem alguém que participa dessa porcaria com a mesma ilusão avisem o coitado que ele está jogando dinheiro fora.

Entry filed under: Mercado e Indústria. Tags: , , , , .

Chegou! Remix absurdo da abertura de Eternal Champions

9 Comentários Add your own

  • 1. kabukiwk  |  março 8, 2011 às 11:51 am

    Ae camarada, sabe aquele famoso, “quando a esmola é demais o santo desconfia”? Quando eu vi pela primeira vez esse esse negócio, eu já achei meio estranho. Isso porque eu não conheço ninguém q tenha levado um produto desse site. Pilantragem da grossa!

    Responder
  • 2. E. Shiroma  |  março 8, 2011 às 12:28 pm

    Nunca pensei em utilizar esse serviço, mas obrigado por avisar pela falcatrua! Imagino o quanto de gente que foi enganada…

    Responder
  • 3. Intentor  |  março 8, 2011 às 2:05 pm

    E é fato, Mr. Maxi. Já atuei no desenvolvimento de uma versão própria da engine para um cliente e tive a oportunidade de analisar outros motores desses sites “ao vivo”. Há uma versão comum em PHP que se vende por aí que realmente possui bots, altamente configuráveis pela área de administração.

    E, só pra constar: na engine em que participei do desenvolvimento, o cliente solicitou expressamente que não houvesse esse tipo de falcatruas. ;-)

    Responder
  • 4. coffeejoerx  |  março 9, 2011 às 8:29 am

    Parafraseando o colega kabukiwk “quando a esmola é demais o santo desconfia.”

    Responder
  • 5. Jonas  |  março 11, 2011 às 11:00 am

    Gente, em qualquer ramo há falcatruas, não é exclusividade do leilão de centavos não… pega por exemplo um grande, tipo olho no click. Eles já venderam aptos e carros, vc acha q eles iriam se queimar estando na frente dos holofotes?
    É a mesma coisa de você ir na 25 de março comprar eletrônicos. Você consegue um preço barato, mas se não ficar esperto é passado pra trás, podendo comprar pen drives de 1000Gb ocos por dentro! :)

    Responder
  • 6. Anderson  |  março 28, 2011 às 5:19 pm

    Concordo com o comentário feito pelo Jonas. Embora o aviso seja de grande utilidade, vcs estão generalizando como se todos os sites de leilões fossem iguais. Existem os realmente sérios, e os falcatruas, caso dessa denúncia. O bom senso é algo que deve estar sempre ligado e prevalecer sobre a emoção inicial de conseguir um produto por um preço baratinho.

    Responder
  • 7. sdc2010  |  julho 21, 2011 às 12:26 am

    pelomenos na maioria dos sites do gênero, o vencedor recebe de volta os lances dados.. então ele recebeu de volta todo o dinheiro investido.

    Já trabalhei numa empresa que tinha o escritório dividido entre 2 sites… um deles (a outra empresa) era um site do estilo leilão de 1 centavo… e eles entregavam mesmo os prêmios… só não sei dizer se isso sempre acontece.

    Responder
  • 8. Rodrigo Lima  |  março 23, 2012 às 4:10 pm

    De fato alguns desses sites usam bots(robos), mesmo os grandes sites, como mukirana e olhonoclick, se você ver no histórico de produtos arrematados, mais precisamente os primeiros produtos, verá que isto ocorreu nos primeiros meses do site, pode ser que hoje eles não façam tão uso deste recurso, mas quando precisam, não tenham dúvidas que usarão. Eu sou programador e na empresa em que eu trabalho, estamos concluindo um sistema de leilões de 1 centavo, solicitado por um cliente, que nos pediu um sistema feito do zero, com vários diferenciais e sem nada dessas coisas que engane os usuários, até porque ele está pagando muito caro por esse sistema e certamente farão dele o seu negócio.
    Me falaram que o site é do grupo da Telefônica, mas leva o nome do site de ADKIRA.com

    Responder
  • […] dia vagando na internet, me deparei com este post do WarpZona que me levou a escrever este […]

    Responder

Deixe uma resposta

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


warpfeed

WarpStats

  • 552,230 hits

Warptwitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.


